1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

fedEstados Unidos - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Um "novo" rombo de US$ 200 bilhões entre os oito maiores bancos norte-americanos.


Federal Reserve, em Washington. Foto: Stefan Fussan (CC BY-SA 2.0)

Nada é suficiente para manter os lucros dos monopólios. Todos os programas fracassaram. Mas, devido à falta de alternativas, é possível que o governo seja obrigado a aplicar um novo QE (quantitative easing, ou alívio quantitativo), que implica na compra pelo governo de títulos financeiros desses bancos, não pelo valor de mercado (que costuma ser muito inferior ao valor cheio), mas pelo valor de face.

O último QE foi suspenso devido a que as maciças compras de títulos podres pela Reserva Federal tinha provocado a queda vertiginosa das taxas de lucros no mercado de títulos podres. Elas passaram de 15% para menos de 4% nos últimos três ou quatro anos.

Os bancos pegam dinheiro do banco central (Federal Reserve) a taxas de juros de 0% à vontade. Esse dinheiro é aplicado na especulação financeira, principalmente nos ultra nefastos derivativos financeiros, que hoje movimentam algo em torno a 15 vezes a economia mundial.

A especulação financeira converteu o mundo numa espécie de casino especulativo. A disparada do capital fictício, aquele que não encontra espaço na produção, tem acontecido de maneira exponencial por causa dos entraves do próprio capitalismo.

Os capitalismo encontra enormes e crescentes dificuldades para colocar os produtos no mercado devido ao baixo poder de compra da população mundial. O novo colapso capitalista que está colocado para o próximo período terá o potencial de entravar os mecanismos de funcionamento, da mesma maneira que aconteceu na década de 1930.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.