1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

filipaFilipinas - Prensa Latina - A morte de 72 trabalhadores nas Filipinas pelo incêndio desatado numa fábrica de calçados expõe as abusivas condições de milhões de pobres e desesperadas pessoas por conseguir empregos.


Assim o afirma o diário The Manila Times ao se referir à tragédia ocorrida nesta semana no distrito Valenzuela, no norte desta capital, onde se concentram fábricas e o maior número de acidentes mortais.

Nesta sexta-feira, a Câmara de Representantes anunciou uma investigação em torno do fogo no que as vítimas ficaram presas num segundo andar desprovido de escadas de evacuação contra incêndios e com janelas com barrotes que lhes impediram escapar.

Por sua vez, a Secretária do trabalho, Rosalinda Baldoz, descreveu aos proprietários da instalação fabril Kentex Manufacturing de sapatos, assinalando que não cumpriam com as leis trabalhistas ao deixar de garantir salários mínimos, pensões e seguro social.

Estas condições conheceram-se por depoimentos de trabalhadores, que queixaram-se de que conviviam com substâncias químicas inflamáveis e nunca receberam preparação para prevenir acidentes e enfrentar eventuais desastres.

A publicação expõe que as Filipinas contam com sólidas legislações e um importante movimento sindical, mas com extrema pobreza, que afeta a 100 milhões de pessoas, junto a uma endêmica corrupção propícia exploração operária.

Baldoz reconhece que muitos estudantes secundaristas abandonam a escola para se empregar e apoiar às famílias e aceitam contratos precários temporários sem nenhuma proteção, e que as autoridades chegaram a fechar 10 mil estabelecimentos ilegais geridos por agências de recrutamento.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.