1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

051014 grafCarta Maior - [Michael Roberts] Os dois principais organismos econômicos internacionais da economia capitalista mundial continuam revivendo a baixa de suas previsões de crescimento.


Os dois principais organismos econômicos internacionais da economia capitalista mundial continuam revivendo a baixa de suas previsões de crescimento econômico para este e para o próximo ano.

Em uma atualização de suas previsões realizadas em maio, a OCDE anunciou que "o panorama havia se escurecido para os anos de 2014 e 2015" para quase todas as grandes economias do mundo.

A OCDE revisou a baixa de suas previsões de crescimento do ano 2014 para todas as economias, exceto para a Índia. Agora, espera um crescimento de 2,1% nos EUA, 0,8% na zona do Euro e de 0,9% do Japão, as revisões de baixa em cada economia são entre 0,3% e 0,5% pontos.

O Reino Unido será o líder entre as economias capitalistas avançadas com 3,1% de crescimento. Para 2015, a OCDE mantém a esperança de alta no Reino Unido mas, inclusive neste caso, reduziu novamente a maior parte de suas previsões.

O prognóstico é que os EUA cresçam 3,1% em 2014 abaixo da previsão de 3,5% feita em maio, enquanto agora se espera que a zona do Euro e o Japão cresçam apenas 1,1%.

A OCDE reconheceu que o crescimento do PIB mundial de pouco mais de 3% ao ano foi muito abaixo das taxas anteriores à crise, confirmando que não houve retorno à "normalidade".

O interessante é que as chamadas economias emergentes também estão desacelerando. Segundo a OCDE, das principais economias emergentes, a China continuará sendo vanguarda com um crescimento de 7,4%, apesar de essa taxa parecer cada vez mais duvidosa. E o Brasil alcançará apenas 0,3% de crescimento este ano.

Em um novo relatório, o FMI estima que o crescimento médio do PIB real das economias emergentes, incluindo a China, se reduziu de 7% durante o período anterior à crise (2003-8) a 6% no período pós-crise (2010-13) e agora se desacelerará para 5% para os próximos cinco anos (2014-18).

As taxas de crescimento foram as mais baixas do que a média anterior à crise em mais de 70% dos mercados emergentes desde 2012.

Ironicamente, depois de ter invocado a moderação salarial e a austeridade fiscal durante vários anos desde o final da Grande Recessão no ano 2009, a OCDE agora diz que "enquanto [a redução dos salários] ajudou a conter as perdas de emprego durante a crise e era necessária em alguns países da zona do Euro com o fim de recuperar a competitividade, agora está freando uma recuperação mais forte do gasto do consumidor". O crescimento da produtividade nas principais economias é patético, em torno de 1%, mas inclusive já está sendo devorado, pois o crescimento dos salários reais esteve praticamente plano desde o final da Grande Recessão.

Assim, não é de se estranhar que os mercados financeiros tenham tido alta enquanto o crescimento da economia real global não. Isto preocupa a OCDE. "Os mercados financeiros são exuberantes e marcham em descompasso com o crescimento da economia real, e isto coloca em destaque a possibilidade de subestimar riscos e os perigos concomitantes de uma correção repentina".

O FMI, em documento elaborado antes da reunião do G2O dos ministros de Economia e governadores de bancos centrais na Austrália, disse que o crescimento no primeiro semestre deste ano foi mais fraco do que o prognóstico de abril e a expectativa é que os próprios prognósticos sejam reduzidos ainda mais.

O FMI adverte que "a recuperação mundial está em equilíbrio precário, assim como o aumento das tensões geopolíticas e a perspectiva de uma política monetária mais rígida nos Estados Unidos colocam em risco o crescimento global".

Isto contrasta com o discurso otimista que sai dos EUA e do Reino Unido através de seus economistas e funcionários sobre a recuperação econômica. A mais rápida taxa de crescimento do Reino Unido ainda parece estar baseada em uma economia desequilibrada, liderada pelo auge de preços dos imóveis e os mercados financeiros, em vez de uma recuperação na indústria de manufatura, as exportações e os investimentos produtivos, que poderiam aumentar a produtividade.

Os últimos dados oficiais sobre os preços imobiliários do Reino Unido mostram um mercado imobiliário em espiral, com os preços médios das casas em Londres que vão de 500 mil libras esterlinas a 850,000 libras! Até julho, os preços das casas estavam subindo a 11,7% ao ano, com Londres mostrando altas de até 19%.

Ao mesmo tempo, enquanto o desemprego diminuiu, os salários reais também caíram. O crescimento salarial de apenas 0,7% ao ano está ainda muito abaixo de uma taxa de inflação de apenas 1,7% ao ano. E a renda real disponível é provavelmente mais baixa, levando em conta os impostos. Esta não é uma receita para o crescimento econômico sustentável e é provável que um ajuste finalmente chegue ao Reino Unido.

O panorama da renda dos lares se repete nos EUA. Certamente os lares norte-americanos sofreram outro ano com o estancamento da renda e a "recuperação" econômica não se traduziu no aumento da prosperidade nas famílias.

A renda ajustada pela inflação para a família norte-americanas média aumentou somente 0,3% em 2013, segundo o Censo, e não é superior em termos reais aos de um quarto de século atrás.

A crescente brecha da desigualdade bem documentada desde meados da década de 1990 foi confirmada pelo United States Census Bureau. Desde a década de 1990, 5% dos lares norte-americanos do alto da pirâmide aumentaram suas rendas reais em 1,4% ao ano, enquanto os lares de renda média conseguiram apenas um aumento de 0,4% a cada ano, mais de três vezes mais rápido na cúpula do que na base.

E houve um grande descenso nas rendas familiares para os 20% mais pobre das famílias, que tiveram seu pico em 1999.

De fato, 60% dos lares norte-americanos viram uma queda de renda real de cerca de 10% desde o ano 2000 e o golpe maior na renda é nas famílias com adultos de idades entre 45 e 54 anos, que teriam gastos grandes para que seus filhos fossem à escola, para manter cuidado com a saúde etc. Desde 1999, as rendas reais das famílias deste grupo de idade se reduziram em cerca de 16%.

Até mesmo Janet Yellen, presidenta da Reserva Federal, viu-se obrigada a se pronunciar a respeito. Admitiu que a recessão de 2007-2009 tinha "cicatrizes duradouras nas famílias norte-americanas mais pobres, que ainda têm que esperar mais de cinco anos para fechar" no sentido da recuperação da economia oficial.

Assim, os economistas esperam uma recuperação sustentada, baseada no aumento do gasto dos consumidores e podem se desiludir de maneira triste. Não é estranho que a OCDE esteja preocupada.

Certamente, a produção capitalismo pode se recuperar através do investimento empresarial, que gera mais empregos. Mas o investimento na economia real e, sobretudo, nos setores produtivos, continua em queda em nível mundial, enquanto o crescimento dos lucros corporativos parecem ter chegado a seu limite neste ciclo, inclusive nos EUA. Assim, o panorama não augura nada de bom para esperar por uma retomada do crescimento mundial também no ano de 2015.

(*) Michael Roberts é reconhecido economista marxista britânico que trabalhou por 30 anos no centro financeiro de Londres como analista econômico e publica no blog The Next Recession.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.