1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

get imgUnião Europeia - Avante! - Entre 2007 e 2012 acentuou-se a perda de postos de trabalho na indústria em todos os 28 estados membros com excepção da Alemanha.


Segundo o relatório anual da Comissão Europeia sobre competitividade industrial, publicado dia 11, a Espanha foi o país que destruiu mais emprego no sector manufactureiro, com 715 mil empregos a menos, seguida da Itália (menos 525 mil), da França (menos 375 mil) e do Reino Unido (menos 325 mil).

A Alemanha foi o único país que aumentou o número de postos de trabalho no sector em cerca de 50 mil.

O relatório elege as administrações públicas da Finlândia, Dinamarca, Suécia, Luxemburgo, Bélgica e Holanda como as mais eficazes da União Europeia.

Entre os factores considerados para a elaboração desta lista, destaca-se a isenção administrativa, a qualidade dos serviços que oferece aos cidadãos, a solvência e o nível de corrupção e independência judicial.

O estudo considera que «o aumento da eficiência pública induz um crescimento mais rápido das empresas».

A Comissão estabelece uma ligação entre inovação e produtividade, colocando a Suécia, Dinamarca e Finlândia como os países com melhor desempenho em ambos os indicadores.

Sobre Portugal, que perdeu mais de 100 mil postos de trabalho na indústria transformadora entre 2007 e 2012, o estudo nota que, em matéria de inovação, o País continua abaixo da média da UE, assinalando um «fosso significativo entre a criação de conhecimento, a transferência de conhecimento e a sua tradução em valor económico através da inovação».

«O acesso ao crédito continua a ser oneroso e difícil, em especial para as PME», impedindo «a criação de novas empresas de base tecnológica».

Em matéria de «competências», a CE constata a existência de «um desfasamento entre os sistemas de educação e formação e o mercado de trabalho». «O nível de escolaridade dos jovens continua a ser relativamente baixo, em comparação com a média da EU», aspecto que é agravado porque «a economia não está a absorver os jovens mais qualificados e o desemprego entre os diplomados do Ensino Superior aumentou nos últimos anos».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.