1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

260714 BilbauDecathlonEuskal Herria - ASEH - Nos últimos dias, já tinha havido acções de protesto junto às lojas da Decathlon em protesto contra a intenção da empresa de abrir aos feriados. Hoje, dia feriado, houve mais protestos ainda, com centenas de pessoas concentradas frente às lojas que a Decathlon tem em Donostia, Gasteiz, Irum e Bilbau.


As lojas em Donostia, Gasteiz, Irun abriram às dez da manhã, enquanto a de Bilbo se manteve fechada, graças à pressão de mais de uma centena de pessoas, que participaram na concentração convocada pelos sindicatos ELA, LAB, CCOO e UGT.

Fontes sindicais disseram à Europa Press que a administração da loja de Bilbo deu ordens aos trabalhadores para não abrirem pelo menos até às 14h00, altura em que terminava a autorização concedida aos sindicatos para realizarem a concentração. Por seu lado, os sindicatos avisaram que, se a Decathlon abrisse as portas, se iriam continuar a manifestar.

Em Donostia, na loja de Belartza, os trabalhadores entraram por uma porta lateral; à frente do estabelecimento, as muitas pessoas concentradas exibiam uma faixa em que se lia «Jai egunetan denok jai» [a ideia é: nos feriados não se toca].

Dirigentes sindicais afirmaram que «não é preciso abrir aos feriados para se conseguir mais vendas. O que nos preocupa é que, se hoje a Decathlon abre, o pequeno comércio ver-se-á obrigado a abrir; e o grande comércio está à espera que alguém abra para poder abrir a lata», denunciaram.

Os sindicalistas afirmaram também que, embora a lei o permita, a maioria dos consumidores, dos comerciantes e dos trabalhadores é partidária da não abertura aos feriados e domingos. Defenderam ainda que o horário existente «é mais que suficiente para as pessoas poderem fazer as suas compras e que a abertura aos feriados não traz benefícios aos trabalhadores do sector, pois já temos horários muito alargados».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.