1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

180714 strikeÁfrica do Sul - PCO - Greve foi chamada pelo maior sindicato do País, que rompeu com o CNA, partido no governo, no fim do ano passado.


Nesta terça-feira, 15 de julho, o Sindicato Nacional dos Metalúrgicos da África do Sul (NUMSA, na sigla em inglês) iniciou uma greve com 200 mil trabalhadores. Os trabalhadores em greve exigem um aumento de 12% nos salários, cerca do dobro da inflação oficial. As empresas oferecem 8%, para os trabalhadores com menores salários. O NUMSA é o maior sindicato do País, e o maior filiado do Congresso dos Sindicatos Sul-Africanos (COSATU, na sigla em inglês). A greve deflagrada na terça-feira vem uma semana depois do fim de uma greve dos mineiros das minas de platina que durou cinco meses, envolvendo 70 mil trabalhadores, a maior greve da história do País.

O CNA e o neoliberalismo

A África do Sul é o país mais desenvolvido da África e cumpre um papel de primeira linha na chamada África Negra, que compreende os países localizada ao sul do Deserto do Saara. O entendimento do que aconteceu a partir do governo do CNA (Congresso Nacional Africano), é muito importante, pois efeito parecido poderá ter o colapso do governo do CNA que, a partir das greves mineiras tem se encaminhado para um confronto aberto com os trabalhadores.

A política econômica do CNA representou desde o início uma completa e covarde capitulação ao imperialismo. Toda a receita neoliberal foi aceita e aplicada. Os principais recursos do país foram direcionados para a especulação financeira, sob o controle e para o benefício dos monopólios. Disciplina fiscal tornou-se sinônimo da priorização dos pagamentos da dívida pública a qualquer custo. Neste sentido, o partido cumpre o plano do imperialismo defendendo:

Redução dos gastos públicos: cortar os gastos com os programas sociais e os serviços públicos.

Reforma tributária: redirecionar os impostos para os gastos estatais prioritários, em primeiro lugar, a dívida pública.

Juros de mercado: favorecer o sistema financeiro com a suposta independência do Banco Central (não dos bancos) e a permanência no Ministério das

Finanças do ministro branco racista e neoliberal Derek Keyes.

Câmbio de mercado: deixar a moeda nacional a mercê dos interesses dos especuladores imperialistas.

Abertura comercial: desestruturar a indústria local e abertura para as importações, conforme os interesses imperialistas. Investimento estrangeiro direto, com eliminação de restrições: entregar em massa os recursos nacionais para os imperialistas.

Privatização das estatais: entregar as empresas públicas a preço de banana para os imperialistas.

Desregulamentação (afrouxamento das leis econômicas e trabalhistas): reduzir amplamente os impostos dos capitalistas, arrocho salarial, além da situação de verdadeiro vale tudo em favor dos maiores lucros a qualquer custo.

A reforma agrária, uma bandeira histórica do CNA, ficou no esquecimento.

Direito à propriedade intelectual: monopólio tecnológico pelas multinacionais imperialistas, que passaram a usufruir royalties parasitários.

O governo do CNA rejeitou a sugestão da Comissão de Verdade e Reconciliação, que propunha um pagamento de 1% sobre o faturamento das empresas, uma única vez, para levantar fundos com o objetivo de indenizar às vítimas do Apartheid. Sob o controle total do imperialismo, o governo do CNA continuou a pagar as dívidas contraídas pelo regime racista, o que, só até o final da década, custou US$ 4,5 bilhões.

Os preços dos produtos básicos e o desemprego dispararam, milhões de pessoas deixaram de ter acesso aos serviços públicos básicos, como água encanada, energia elétrica e telefonia, devido à impossibilidade de pagar as altas tarifas. A burguesia branca e os monopólios imperialistas continuaram controlando a mineração, principal componente da economia, os bancos e os principais setores, o que está na base do ascenso do movimento grevista desde 2012.

NUMSA rompe com o CNA

Em dezembro do ano passado, no dia 20, o NUMSA rompeu com o CNA e retirou seu apoio eleitoral ao partido. O sindicato fez um chamado ao COSATU para retirar também seu apoio ao CNA. Esse ano o NUMSA pretende realizar um congresso para fundar um partido dos trabalhadores.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.