1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

240414 greve chinaChina - Esquerda - Reprimidos pela polícia, exigem um cálculo de salários mais transparente, o pagamento das horas extraordinárias em atraso, a redução da jornada de trabalho, e abolição do esquema de penalizações que obrigava os motoristas a pagarem os danos do veículo em caso de acidente.


Milhares de trabalhadores da Shenzhen East Public Transport Co. realizaram uma manifestação diante do governo distrital, exigindo que o sistema de cálculo dos seus salários seja mais transparente, que sejam pagas as horas extraordinárias em atraso, que a jornada de trabalho seja reduzida, e que seja abolido o esquema de penalizações que obrigava os motoristas a pagarem qualquer dano ao veículo causado por acidente.

A manifestação decorria de forma inteiramente pacífica até à chegada da polícia, armada de escudos e cassetetes, que cercaram os trabalhadores, forçando-os a recuar. Há notícia de pelo menos cinco detenções e um motorista, Peng Lin, terá sido acometido por um ataque cardíaco depois da sua detenção, e está em estado crítico.

Uma trabalhadora ouvida pelo China Labour Bulletin denunciou que a atuação da polícia foi muito violenta: "uma das minhas colegas só evitou ser presa por ter gritado que estava grávida", disse.

A empresa opera cerca de 200 linhas de autocarros na cidade, e até agora recusou-se a negociar com os trabalhadores.

Greve provocada pelo desespero

Um motorista de 50 anos disse que os trabalhadores recorreram à greve e às manifestações devido ao desespero: "Seres humanos não conseguem aguentar esta sobrecarga de trabalho. Imagine levantar-se às 6h da manhã e só voltar a casa depois das 22h, depois de conduzir o autocarro numa extensão de 320 quilómetros, em cinco distritos, parando em mais de 100 sinais de trânsito e 60 paragens, e ainda terem de se preocupar em ganhar um salário que lhe permita viver.

"Podia continuar, durante três dias, a dar exemplos negativos das práticas da empresa, e precisaria de outros tantos dias para me lembrar de um exemplo positivo", prosseguiu a trabalhadora ouvida pela reportagem, que garantiu que o protesto vai continuar e que está a ter apoio crescente de outras empresas, como a Shenzhen West Bus Co.

O China Labour Bulletin tem relatado inúmeras greves nas companhias de transporte, causadas por reivindicações semelhantes: salários baixos, más condições de trabalho e gestão abusiva.

Todos os trabalhadores descontam para o sindicato, mas os que foram ouvidos pelo Bulletin nada sabiam sobre o sindicato. A Federação de Sindicatos de Shenzen, à qual deveria estar filiado o sindicato da empresa de transportes, não quis fazer comentários sobre a greve.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.