1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

160414 pobrezaEstado espanhol - Opera Mundi - [Rafael Duque] Apenas a Romênia apresenta situação pior na Europa; políticas sociais ineficazes são uma das causas, afirma ONG.


A ONG Save The Children divulgou nesta terça-feira (15/04) um estudo no qual aponta o Reino da Espanha como o segundo país da UE (União Europeia) com maior porcentagem de crianças vivendo abaixo da linha da pobreza. Segundo a ONG, 29,9% - quase 3 em cada 10 - das crianças espanholas moram em casas cuja renda anual é 60% inferior a média nacional, que no Estado espanhol equivaleria a € 7.182 euros (R$ 22.160), de acordo com os dados de 2012, mesmo ano analisado no estudo.

A média europeia de pobreza relativa é de 21,4% e o Reino da Espanha perde apenas para a Romênia nesse quesito (34,6%). Entretanto, o fator econômico é apenas uma das variáveis com as quais trabalha a ONG para definir a pobreza infantil. Segundo os autores, a pobreza é multidimensional, ou seja, abrange mais de um indicador. Efetivamente, o estudo leva em conta outras duas condicionantes de exclusão social para compor a pobreza: a falta de bens materiais importantes para o desenvolvimento das crianças e a condição laboral dos pais (se estes se encontram desempregados ou têm um trabalho precário).

Os autores do estudo afirmam que, ao analisar os dados coletados, descobriram que os fatores externos com maior capacidade de transformação do estado de pobreza que muitas crianças se encontram são as intervenções redistributivas dos Estados e a geração de empregos. Para ilustrar esta afirmação, os especialistas da ONG citaram o caso da França e da Itália, que, apesar de possuírem dois dos maiores PIBs do mundo, também registravam uma parte significativa da população abaixo da linha da pobreza relativa ou em exclusão social.

Por isso, eles argumentam que "a riqueza de um país não beneficia automaticamente aos mais desfavorecidos da sociedade, salvo que se redistribua através dos ingressos por trabalho ou transferências sociais. A pobreza infantil está estritamente relacionada com um apoio econômico insuficiente do sistema de bem-estar".
Ajudas destinadas às famílias

O desenho dos sistemas de transferências sociais é fundamental para o sucesso dos mesmos. Os países que aplicam medidas direcionadas às famílias, como moradias sociais, acesso a empregos não precários, existência de um salário mínimo, auxílio-desemprego, reduções fiscais e acesso à educação e atendimento sanitário gratuitos e de qualidade, são os que apresentam o melhor impacto.

Estas medidas são tão importantes que em alguns casos, como na Irlanda e no Reino Unido, as políticas de transferências sociais conseguem retirar até 32% das crianças do grupo de perigo de pobreza. Entretanto, segundo o estudo, países que gastam menos em políticas sociais e cujos sistemas estão direcionados apenas à criança não produzem o mesmo resultado. O Reino de Espanha é o Estado que tem o sistema de ajudas sociais menos eficaz da Europa. O país consegue, por meio de suas políticas, alçar apenas 6,9% das crianças que se encontram abaixo da linha de pobreza para fora dela.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.