1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

miningstrikeÁfrica do Sul - Prensa Latina - A companhia Anglo American Platinum (Amplats), líder na mineração sul-africana, confirmou que apresentará uma demanda contra os sindicatos por um pagamento "por danos e prejuízos sofridos" durante uma greve de três semanas.


No que até pode parecer uma burla, o porta-voz da empresa, Mpumi Sithole, alegou que a Amplats tem enfrentado despesas adicionais por conta do abandono dos postos de trabalho porque "teve que dedicar recursos para garantir a segurança das suas plantas e manter os grevistas sob controle".

Segundo o grupo metalúrgico, a Associação de Mineiros de África do Sul (AMCU) deverá efetuar um pagamento de 591 milhões de rands (aproximadamente 54 milhões de dólares) para ressarcir os supostos bens danificados à corporação. Este montante também inclui um incremento de custos para pagar horas extraordinárias ao pessoal de segurança, bem como perdas relacionadas com o pessoal que não fazia parte da greve e não pôde ir a seus postos de trabalho.

A decisão de Amplats complica a situação da mesa de negociações para resolver o conflito que começou em 23 de janeiro e envolve a 70 mil trabalhadores no eixo norte da platina de Marikana, North West.

Uma reunião entre delegados de AMCU e das patronais estava prevista para a sexta-feira (14), mas líderes sindicais explicaram que não puderam assistir porque tiveram que organizar o funeral de um operário morto em um choque com a polícia do depósito da Amplats.

Nerine Kahn, diretora da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CCMA), esteve de acordo com que o processo de conversas se desenvolvesse de forma gradual e sem sobressaltos. "O ritmo deste procedimento de práticas não pode ser apressado, se quer ser conseguido um diálogo social progressista e soluções duradouras" sublinhou Kahn, que em nome do governo de Pretoria tenta procurar uma solução a questão.

Além disso, porta-vozes do Congresso Nacional Africano afirmam que é uma "distração negativa a três meses de eleições gerais".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.