1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

260413 austeridadeUnião Europeia - ACP-PI - Enquanto se vai continuando, inclusivamente em Portugal, a insistir num consenso podre sobre a necessidade continuar o rumo de austeridade, começam a chegar doutros locais a Europa sinais de alarme por contágio do desemprego: de França chega a maior taxa de desemprego de sempre, com 3,2 milhões de desempregados.


Entretanto, no Estado espanhol, já são 6 milhões e 200 mil sem trabalho. A austeridade é o cancro dos povos europeus.

O desemprego em França atingiu os 12%, enquanto que no Estado espanhol está nos 27,3%. Em Portugal encontramo-nos entre os 22 e os 25% (taxa de desemprego real), com entre 1,2 e 1,5 milhões de desempregados. Chegamos a um paradigma da política da troika e da austeridade: a precarização, a flexibilização do trabalho criam um novo sistema social que pressiona salários e direitos para baixo, acompanhado por uma cavalgada rompante do desemprego.

No Estado espanhol e na Grécia há um colpaso da sociedade, entre os jovens espanhóis o desemprego é de 57,2%, quase um milhão de pessoas. Na Grécia a taxa de desemprego é de 27,2%, com uma taxa de desemprego entre os jovens de 59,3%. A notícia do desemprego record em França chama a atenção para o contágio dessa verdadeira crise que destrói as populações – desemprego em massa, precariedade, miséria e desespero. E mostra que as políticas de austeridade estão a subir Europa acima, metastetizando-se e atacando todos os povos.

Os milhões por toda a Europa que são as vítimas do cancro da austeridade e dos seus efeitos mais claros – o desemprego e a precariedade – terão de tomar nas suas mãos a exigência de uma mudança política e social que defenda as populações ao invés dos credores internacionais, dos mercados e da troika. A rejeição deste rumo deve assentar numa saída democrática para a Europa e para os seus povos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.