O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê no'World Economic Outlook' que publicou hoje mesmo que a economia da zona euro contraia 0,3% este ano no Produto Interno Bruto (PIB), o que supõe uma revisão em baixa das próprias revisões desse organismo do capitalismo internacional, que em janeiro previa um crescimento de 0,2%, e que a economia mundial cresça 3,3%.
Nas projeções incluídas no referido informe publicado pela instituição com sede em Washington, as revisões das projeções são reduzidas, mas ainda assim apontam para uma deterioração face ao esperado em outubro.
Para a economia mundial as revisões face à projeção interina de janeiro reduzem o crescimento esperado de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial para 3,3%, mantendo no entanto a estimativa para 2014 nos 4%.
Contração da maior parte das principais economias da zona euro e menor crescimento nos EUA
De entre as quatro maiores economias do euro - Alemanha, França, Itália e Estado espanhol, a economia germânica é a única que não vai contrair este ano: vai crescer 0,6, mais uma décima do que na anterior previsão.
França vai sofrer uma quebra de 0,1% no PIB, enquanto Itália e Estado espanhol terão quebras de 1,5% e 1,6%, respectivamente.
No que diz respeito a Portugal, as previsões atuais são as mesmas que foram elaboradas pela 'troika' - da qual faz parte o próprio FMI - com o Governo, nos trabalhos da sétima avaliação: recessão de 2,3% este ano e crescimento de 0,6% no próximo, com o desemprego a atingir os 18,2% e 18,5%, respetivamente.
Quanto aos Estados Unidos, houve também revisão em baixa, se bem o FMI ainda prevê que consiga crescer 1,9% este ano, acelerando para 3% no próximo.
Já o Japão deverá ver o PIB avançar 2 este ano, uma projecção ligeiramente mais optimista do que aquela que foi avançada em Janeiro.
A instituição liderada por Christine Lagarde acredita ainda que o desemprego na zona euro vai subir quase um ponto percentual este ano: dos 11,4% registados em 2012 para 12,3%.
