1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

detroitEstados Unidos - PCO - Recusa de prefeito em cortar gastos faz com que governador nomeie interventor que vai implantar cortes de gastos com quebras de contratos de trabalho e demissões.


O anúncio de cortes da ordem de 85 bilhões de dólares do governo norte-americano vai levar à intervenção da cidade de Detroit. O prefeito da cidade, Dave Bing, do partido democrata, se recusou a aplicar as medidas de cortes de gastos e a cidade vai sofrer a intervenção estatal para que o plano de austeridade seja aplicado.

O governador do Estado de Michigan, Rick Snyder, vai nomear um interventor para cumprir a função de "gestor financeiro emergencial" em Detroit. Este interventor vai ter plenos poderes para aplicar os cortes.

Entre as funções deste "gestor financeiro" estarão a de decidir sobre todos os aspectos econômicos da cidade podendo inclusive romper os contratos coletivos de trabalho dos servidores públicos. Poderá também demitir funcionários que foram eleitos nas últimas eleições.

O interventor fará parte de um conselho com três representantes do governo estadual, vai ficar no cargo por pelo menos 18 meses.

A cidade de Detroit já foi uma das mais importantes dos Estados Unidos para a indústria automobilística, chegou a ter dois milhões de habitantes e com o avanço da crise econômica diminui a população a menos da metade. Atualmente são 710 mil habitantes. Dezenas de fábricas foram fechadas desde a década de 1990 à procura de outras regiões e países com mão de obra mais barata.

A cidade vive em uma situação financeira bastante precária. Cerca de 60% das crianças de Detroit estão vivendo na pobreza e o número de homicídios é 11 vezes maior do que na cidade de Nova Iorque.

A medida que vai ser aplicada em Detroit mostra como está o nível da crise econômica nos Estados Unidos. A intervenção estatal para impor as medidas de austeridade contra os trabalhadores pode abrir o precedente para que outras cidades também sejam interditadas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.