1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

040213 desemprego na ue espanha a cabecaUnião Europeia - PCO - Grécia, Estado espanhol e Itália são os estados com maiores índices de desemprego.


Segundo dados divulgados pela Agência de Estatísticas (Eurostat), o desemprego na zona do euro manteve o mesmo índice registrado no mês anterior, de 11,7%. São quase 19 milhões de trabalhadores sem emprego entre os países do bloco europeu.

Este é o maior número de desempregados em mais de 15 anos, desde janeiro de 1995, antes mesmo da criação do bloco e quando este tipo de dados começou a ser contabilizado.

Na União Européia, que conjuga 27 países, a taxa também manteve-se no recorde anterior de 10,7%. Ao todo são 26 milhões de trabalhadores sem emprego. Os efeitos da crise econômica produziram nos últimos doze meses 3,1 milhões de desempregados na zona do euro e cinco milhões nos 27 países da União Européia.

Os mais afetados

A Espanha continua com a maior taxa de 26,6% e um total de seis milhões de desempregados, a Grécia vem em segundo com 26% de desemprego e em terceiro vem Portugal com 16,3%.

Entre os demais países imperialistas a Itália está com a maior taxa, 11,2%, o maior índice desde janeiro de 2004, ao todo são 2,88 milhões de trabalhadores italianos sem emprego. Destes 36,6% dos jovens até 25 anos estão desempregados.

Aliás, os jovens e os idosos são os que mais sofrem com o desemprego. A taxa de desemprego entre os que tem idade menor de 25 anos está em 25% na média, sendo que em alguns países este percentual ultrapassa os 50%, como é o caso da Espanha e Grécia.

O aumento do desemprego na zona do euro, comprova que a economia dos países europeus está realmente mergulhada em uma profunda recessão que está se desenvolvendo à medida que os demais países da região aprofundam os ataques contra a classe operária.

O desemprego aliado aos cortes públicos que estão com destaque para a Grécia, Espanha e Portugal e o endividamento se alastrando para a Inglaterra, França e Alemanha vão piorar a situação deixando ainda mais desempregados e miseráveis.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.