1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

130130 greciaGrécia - Esquerda - A Provedoria da Criança da Grécia fez um inquérito em 22 escolas primárias e secundárias gregas sobre os efeitos da crise. A esmagadora maioria das crianças respondeu que a situação dos pais piorou e que quase um terço dos pais já faz planos para sair do país. Esta semana está a ser marcada pelos protestos dos agricultores, que complicaram o trânsito na auto-estrada entre Atenas e Tessalónica.


Segundo o site ekathimerini.com, 1211 alunos de várias regiões do país responderam ao inquérito. 82 por cento confirmaram que a situação laboral dos pais piorou nos últimos meses, com um em cada cinco crianças a referir pelo menos um caso de desemprego em sua casa. 29 por cento disseram mesmo que a família já faz planos para se mudar para o estrangeiro em busca de melhores oportunidades.

Questionados sobre o impacto da crise nas suas vidas, cerca de 70 por cento responderam ter sofrido "mudanças negativas": 59 por cento perdeu a mesada e 33 por cento admitiram que os cortes no orçamento familiar os obrigaram a abandonar o acompanhamento educativo em centros de explicações.

Agricultores em luta, Syriza leva assunto ao parlamento

Cerca de dois mil agricultores juntaram-se num protesto com centenas de tratores junto à autoestrada que liga Atenas a Tessalónica, congestionando o trânsito durante horas no centro do país. Protestos semelhantes ocorreram noutros pontos da Grécia, junto a vias de comunicação com muito movimento. A forte presença policial acompanhou as manifestações e registaram-se alguns confrontos quando os agricultores bloquearam uma estrada.

Os agricultores queixam-se do preço do gasóleo e da eletricidade, bem como do aumento dos impostos e da idade de reforma. A falta de apoios a este setor em crise é outro dos problemas enfrentados pelos protestos. Os representantes destes agricultores encontram-se em Atenas para encontros com os líderes partidários e os manifestantes dizem que não vão abandonar o local das concentrações até ao fim da ronda de contactos.

Alexis Tsipras, líder do Syriza, já declarou que vai pedir um debate de urgência sobre a situação dos agricultores. "Não temos outra escolha senão apoiar as lutas que são justas", declarou Tsipras à imprensa. O dirigente da oposição anti-memorando na Grécia voltou a exigir eleições antecipadas, insistindo na necessidade da Grécia ir a votos antes da eleição que Angela Merkel disputa na Alemanha no outono deste ano.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.