1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

120520 merkel 5Alemanha - Esquerda - Mais de 20 mil pessoas encheram a capital financeira alemã este sábado como forma de protesto contra a “política europeia de empobrecimento imposta pela troika", Um forte contingente policial de mais de 5 mil agentes acompanhou os protestos pacíficos.


O evento pacífico, convocado pela plataforma “Blockupy Frankfurt”, terá sido o culminar de quatro dias de iniciativas contra a política de austeridade seguida pela chanceler Angela Merkel.

Segundo um dos organizadores, Roland Seuss, o protesto teve como objetivo enviar um "sinal claro e visível da solidariedade internacional contra a gestão autoritária da crise e as políticas promotoras de pobreza da União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional". "Somos solidários com o povo da Grécia e outros países europeus que já sofreram fortes cortes de orçamento que ameaçam a sua sobrevivência", afirmou ainda Suess, citado pela Associated Press.

“Não estou a protestar de forma gratuita. Estou a manifestar-me em nome de um mundo onde todos têm o suficiente. O suficiente para comer, saúde suficiente. Um mundo no qual o fosso entre ricos e pobres não está sempre a aumentar”, afirmou Wuck Lienert, um manifestante que também participou nesta iniciativa.

O protesto terá sido acompanhado por um forte contingente policial que contou com mais de cinco mil agentes. As principais ruas do centro da cidade foram cortadas e algumas estações de metro e comboio foram encerradas. Foram ainda estabelecidos pontos de verificação nas estradas ao redor da cidade.

O cordão policial terá impedido os manifestantes de concentrarem-se, no final do trajeto, em frente do Banco Central Europeu (BCE).

Nos dias anteriores, a polícia não permitiu qualquer manifestação, tendo chegado a efectuar centenas de detenções de ativistas que alegadamente contrariaram a decisão judicial.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.