1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

120518 DesempregoVermelho - A crise econômica mundial já comprometeu, desde seu início, no fim de 2008, 21,3 milhões de emprego nas vinte economias mais dinâmicas do planeta mais a União Europeia, bloco conhecido como o G20. A conclusão é o resultado de um relatório realizado em conjunto pela OIT (Organização Mundial do Trabalho) e a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), divulgado nesta quinta-feira (17/05).


De acordo com o estudo, se a taxa de crescimento de emprego continuar no ritmo atual, de 1,5%, será “impossível” reduzir a falta de postos de trabalho no bloco. O relatório alerta sobre os altos níveis de desemprego e o pouco dinamismo na criação de novas vagas. O documento será analisado na Reunião Ministerial de Trabalho e Emprego do G20, que começa nesta quinta na cidade mexicana de Guadalajara.

"A desaceleração considerável da atividade econômica registrada em diversas economias durante o segundo semestre de 2011 repercutiu negativamente sobre o mercado de trabalho de muitos dos países do G20", afirma o texto.

O relatório faz referência "à gravidade" da taxa de desemprego juvenil e lembra que em alguns países esse índice é três vezes maior entre a população jovem. A taxa média de desemprego juvenil nos países do G20 é de 19,2%, mas existem grandes diferenças entre as distintas nações que formam o grupo: enquanto em alguns este índice é 7%, em outros esse número chega a quase 50%.

"Adotar políticas que favoreçam a inserção dos jovens no mercado de trabalho com educação adequada, formação profissional, experiência inicial de trabalho e orientação é essencial para nossas sociedades integrarem a nova geração", disse o diretor-geral da OIT, Juan Somavia.

Em relação ao desemprego geral, o estudo mostra grandes disparidades entre os países do G20. Por exemplo, em cinco dos 17 países que têm dados disponíveis, o crescimento do emprego foi de 2% ou mais em 2011, enquanto em seis esse índice foi de menos de 0,6%.

O estudo acrescenta que, durante o ano passado, a taxa de desemprego diminuiu na maioria dos países do G20. No entanto, seguiu caminho contrário na Europa. O relatório diz ainda que o desafio não é só criar novas vagas, mas "promover uma transição do trabalho precário e informal para empregos de qualidade".

De fato, o estudo evidencia a alta porcentagem de emprego informal nos países emergentes, que alcança uma média de 45% em oito dos países do G20 dos quais existem dados disponíveis.

"Agora é claro que o caminho a seguir envolve uma maior integração entre as políticas econômicas e sociais, com atenção especial em investimentos produtivos, emprego e trabalho decente com o objetivo de gerar novas fontes de demanda", disse Somavia.

Fonte: Opera Mundi


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.