1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

120427 desempregoEstado espanhol - RFI - Uma sexta-feira difícil para os cidadãos do Estado espanhol. A taxa oficial de desemprego anunciada hoje atingiu o patamar de 24,44%. Este é o nível mais elevado desde 1996, quando o índice começou a ser divulgado. Praticamente um quarto dos cidadãos do Estado espanhol estão fora do mercado de trabalho.


A agência de notação de risco Standard and Poor's rebaixou nesta sexta-feira a nota soberana do Estado espanhol de A para BBB+. Mesmo com a queda, o país ainda continua a figurar na categoria de grau de investimento. Mas a agência colocou a nota com viés negativo, o que significa que pode haver um novo rebaixamento. O Estado espanhol, que é a quarta economia da zona do euro, voltou a entrar em recessão no primeiro trimestre deste ano. Em reação, a Bolsa de Valores de Madri abriu hoje em baixa de 2,5%.

Repercussão na zona do euro

O rebaixamento da nota espanhola causou tensão em toda a zona do euro e fez aumentar o valor dos juros pagos pelos países para refinanciar suas dívidas. A maior afetada foi a Itália, que colocou cerca de 6 bilhões de euros de títulos soberanos nos mercados e teve de lidar com um aumento dos reembolsos. Na metade do dia de hoje, os títulos italianos para pagamento em dez anos eram vendidos com juros de 5,710% contra 5,628% na quinta-feira. Os do Estado espanhol aumentaram para 5,908% (contra 5,811%) e os da França, para 2,993% (contra 2,970%). A única queda aconteceu nos títulos da dívida alemã: 1,671% hoje face a 1,682% na quinta-feira. O país da premiê Angela Merkel continua sendo um porto-seguro na Europa.

Desemprego na França atinge nível de 1989

Na França, a taxa de desemprego também continua a subir e já atinge quase 10% da população ativa. O número de desempregados aumentou para 2,884 milhões de pessoas no final de março, segundo dados do Ministério do Trabalho. Em um mês, a taxa de desemprego progrediu +0,6%.

A péssima notícia foi divulgada ontem pelo órgão oficial no governo e os prognósticos não são nada animadores. Em praticamente todos os segmentos, seja entre executivos seja entre trabalhadores da construção civil, a tendência nas contratações é de baixa nos próximos meses.

A criação de empregos será um dos maiores desafios a serem enfrentados pelo próximo presidente da França.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.