1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

270412 dividaEstado espanhol - Esquerda - Standard & Poor's corta rating da Espanha em dois níveis, argumentando com a deterioração das contas devido à contração da economia, e com a má situação da banca do país.


A agência de notação financeira Standard & Poor's cortou quinta-feira o rating de Espanha em dois níveis, de A para BBB+. O risco da dívida soberana de Espanha está agora três níveis acima do "lixo" e a S&P avisa que Espanha tem de tomar novas medidas para apoiar a banca.

"A trajetória orçamental de Espanha deverá deteriorar-se, numa altura de contração da economia", escreve a S&P no relatório divulgado esta noite.

A agência aponta também para a situação da banca do país, estimando que o governo de Mariano Rajoy terá que providenciar "mais ajuda ao sistema financeiro". Deste modo, "existem riscos consideráveis que o défice orçamental de Espanha suba ainda mais", alerta a S&P.

Espanha terminou 2011 com um défice de 8,5% e negociou com Bruxelas uma descida este ano para um valor menos agressivo (5,3%) do que estava previsto (4,4%). Contudo, recentes previsões do FMI colocam Espanha com um défice de 6% este ano e 5,7% em 2013, quando o compromisso de Espanha passa por descer o défice para 3% nesse ano.

A agência ameaça rever ainda mais em baixa a classificação da dívida espanhola, já que o "Outlook" continua negativo. "Podermos considerar novo 'downgrade' se enfraquecer o apoio político à atual agenda de reformas", alerta.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.