1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

290410_indiaÍndia - Vermelho - Uma greve geral convocada por vários partidos opositores e de esquerda em protesto contra o aumento dos preços e a incapacidade do governo para deter a escalada no custo de vida paralisou nesta quarta-feira uma grande parte da Índia.


A greve geral afetou o transporte aéreo, ferroviário e rodoviário nos Estados de Bengala Ocidental, Tripura, Arunachal Pradesh, Orissa, Uttar Pradesh, Andhra Pradesh e Kerala, e outras zonas do país onde a maioria das escolas e estabelecimentos comerciais permaneceram fechados, revelou a agência de notícias IANS.

A principal demanda dos partidos políticos liderados pela esquerda é que o governo revogue as medidas que fizeram disparara os preços dos combustíveis, dos fertilizantes e de outros produtos básicos.

O aumento recente no prço da gasolina, do diesel e do gás está relacionado com a decisão das autoridades de restabelecer um imposto de 5% sobre a importação de combustíveis, eliminado em 2008.

Batatas, cebollas, grãos e cereais também tiveram seus preços elevados nas últimas semanas, com a inflação dos produtos alimentícios rondando 17,65% em um mês, de acordo com dados oficiais.

A inflação anual na Índia também aumentou consideravelmente nos últimos meses, de 0,5% em setembro do ano passado para 9,9% em março, seu maior nível em 17 meses.

O descontentamento pela política de preços também repercutiu no Parlamento Nacional, onde as sessões legislativas foram interrompidas na terça-feira por protestos da oposição.

As principais forças opositoras do país querem apresentar uma moção de desconfiança contra a Lei de Orçamento elaborada pelo governo. Caso a lei seja aprovada, a oposição obrigaria o governo a renunciar com a moção.

Embora sua aprovação seja pouco provável, já que o Partido do Congresso e seus aliados na situação contam com os votos necessários para derrotá-la, a apresentação da moção e os protestos de rua significam uma forte mensagem ao governo sobre o crescente descontentamento popular no país, opinam analistas locais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.