1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

041015 genBurquina Faso - Vermelho - O general Gilbert Dienderé, chefe do recente golpe de Estado em Burkina Faso, entregou-se nesta sexta-feira (2) às autoridades depois de negociar com o governo de transição, informaram fontes oficiais.


Dienderé, quem refugiou-se na embaixada do Vaticano depois de o exército atacar com artilharia pesada o quartel da guarda presidencial, a unidade responsável da conspiração, foi posto sob controle militar, confirmou o porta-voz do Ministério de Defesa, coronel Boureima Ouedraogo.

O golpe militar burquinabe começou no dia 16 de setembro, quando efetivos do regimento presidencial interromperam uma sessão do Conselho de Ministros e detiveram o presidente, Michel Kafando, e o chefe do gabinete, Isaac Zida, a quem depois decidiram liberar.

Integrantes do governo de transição negociaram extensamente com os golpistas, que se negavam a se desarmar como foi combinado para finalizar a crise institucional neste país.

Ainda que se desconheçam os detalhes do acordado com Dienderé, um aliado do ex-presidente Blaise Compaoré, deposto em 2014

Na terça-feira, o chefe da conspiração chamou os militares rebeldes a deporem as armas e assegurou que se entregaria às autoridades quando estivesse garantida sua segurança.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.