1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

euskalherria1Euskal Herria - Diário Liberdade - O parlamento basco de Gasteiz aprovou uma proposta apresentada pelo EH Bildu e votada favoravelmente pelo PNV, que declara: "O País Basco tem o direito à autodeterminação e esse direito está no poder dos seus cidadãos para decidir livre e democraticamente o seu estatuto político."


O documento, aprovado com 48 votos de um total de 75, assinala que os bascos e bascas podem decidir do "seu estatuto político, económico, social e cultural, assim como dotar-se de um quadro político próprio ou partilhar, no todo ou em parte, a sua soberania com outros povos".

A proposta, aprovada na quinta-feira (29), copia parte de uma resolução de 1990, onde uma das diferenças é a menção actual a Euskal Herria, quando antes falava de povo basco.

O PP (partido popular), PSE (partido socialista de Euskadi) e UPyD (União Progresso e Democracia), todos eles alinhados com o unionismo espanhol, votaram contra a proposta apresentada por Euskal Herria Bildu, questionando a definição jurídica do direito à autodeterminação.

Peio Urizar do Bildu reconheceu que o direito à autodeterminação não figura na Constituição espanhola, mas existe nas constituições de outros países, como Portugal, Eslováquia e Eslovénia. Urizar defendeu que "a realidade jurídica nunca pode ser um travão à vontade cidadã" e que ao longo da história "as leis se adaptaram para responder à vontade da maioria", lembrando a reunificação da Alemanha, a separação da Checoslováquia e o surgimento de novos Estados depois do fim da URSS.

O deputado do Bildu considerou ainda que "as novas maiorias" que se estão a formar no País Basco abrem novas possibilidades e os processos iniciados na Escócia e na Catalunha constituem "um momento decisivo" porque "vão mudar as coisas".

Joseba Egibar (PNV), destacou que a sociedade basca "sempre que teve a oportunidade, mostrou-se favorável ao direito a decidir", acrescentando que qualquer decisão neste tema nunca pode ser "unilateral, senão pactuada".

Com Naiz e Esquerda.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.