1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

ucrUcrânia - Diário Liberdade - [John Laughland* (entrevistado), Russia Today] Unir-se ao velho projeto geopolítico e ideológico europeu teria sido catastrófico para a economia da Ucrânia, disse a Russia Today o especialista em economia e política John Laughland. Disse também que, hoje, quem estava chantageando a Ucrânia para que assinasse sua carta de suicídio era a União Europeia, não a Rússia.


Russia Today (RT): A ministra de Política Internacional da União Europeia Catherine Ashton diz que a decisão da Ucrânia de não assinar o acordo comercial proposto pela União Europeia foi um grande desapontamento. Quem perde mais, nesse caso – a Ucrânia ou a União Europeia?

John Laughland (JL): Perde mais a União Europeia, por que foi quem concebeu esse Acordo de Associação, como todos os demais acordos que está tentando assinar com estados do antigo Leste Europeu, como seu projeto geopolítico. É muito importante compreender que, apesar das muitas acusações que se fazem hoje contra a Rússia, é a União Europeia, não a Rússia, quem tem a expansão para o Leste como projeto geopolítico e, de fato, ideológico.

Já vimos isso em setembro passado, com a Armênia, que, claro, comparada à Ucrânia é um país minúsculo e, por isso, nem aparece no radar de muitos 'especialistas'; a Armênia optou por se associar em associação aduaneira com a Rússia e com os outros membros da mesma união aduaneira entre Rússia, Cazaquistão, Belarus e outros. Imediatamente, Bruxelas declarou que não poderiam assinar qualquer Acordo de Associação com a União Europeia.

Quero dizer que, já em setembro, a União Europeia deixou bem claro que, ou você assina o acordo com a União Europeia, ou assina acordo com os russos. Se assinar a 'integração' aduaneira com a União Europeia, fica proibido de assinar coisa alguma com a Rússia. Isso, porque, há 20 anos, a União Europeia trabalha num projeto geopolítico e ideológico. Esse projeto é que hoje colidiu contra o rochedo ucraniano.

RT: O que lhe parece a declaração do presidente Putin, de que a União Europeia "chantageou" e "pressionou a Ucrânia" para que suspendesse o pacto assinado com a Rússia?

JL: Putin está absolutamente certo. Toda a imprensa-empresa ocidental o está acusando de chantagem, mas ele está certo. É o que acabo de dizer sobre a Armênia. A União Europeia disse aos armênios que, dado que assinaram a integração aduaneira com a Rússia, ficavam impedidos de assinar qualquer integração com a União Europeia. Era 'recado', indireto, para a Ucrânia. E é movimento que tem de ser visto no contexto do projeto geopolítico da União Europeia.

Não é simples acaso que todos os enviados da União Europeia, embaixadores e relatores que foram escalados para essa negociação com a Ucrânia sejam poloneses. Todos eram cidadãos poloneses. O enviado especial foi o ex-presidente da Polônia Aleksander Kwaśniewski; o embaixador da EU em Kiev é polonês. A incorporação da Ucrânia à União Europeia é um antigo sonho da Polônia; os poloneses sempre viram a Ucrânia como quintal deles. Essa é a única via para compreender essa questão, mesmo que, afinal de contas, trate-se apenas de um acordo de comércio. Minha opinião é que a Ucrânia raciocinou com muita inteligência.

E devem-se dar os créditos também a [presidente da Ucrânia Viktor] Yanukovich, que ofereceu a possibilidade de uma discussão entre as três 'partes': Ucrânia, União Europeia e Rússia. Seu governo sempre disse que quer ser uma ponte entre a União Europeia e a Rússia. Pois essa proposta da Ucrânia foi furiosamente rejeitada pela União Europeia, precisamente porque seu projeto geopolítico é empurrar a Rússia para o mais longe possível dos negócios europeus.

RT: Esse acordo comercial com a União Europeia ajudaria a economia da Ucrânia, que está passando por tempos difíceis?

JL: Esse acordo acabaria, de vez, com a economia da Ucrânia. Teria sido como um 'golpe de misericórdia' numa economia já muito enfraquecida. E não o digo só por razões de polemista. Qualquer analista que acompanhe a história triste, em alguns casos catastrófica, das economias do Leste Europeu, sabe também disso, como eu acompanhei nos anos 1990s e 2000s – e estou pensando especialmente nos países dos Bálcãs, países mais frágeis como a Bulgária e a Romênia.

Mas o mesmo vale, hoje, para países como Grécia e Chipre. Quem tenha acompanhado a história desses países nos últimos 15-20 anos, sabe o quanto a assinatura desse tipo de acordo com a União Europeia – e, de fato, até a 'adaptação' que os países tiveram de fazer para qualificar-se para assinar acordos de integração com a União Europeia – foram absolutamente catastróficos para essas economias. As indústrias, nesses países, não têm meios para enfrentar a concorrência, porque a regulação na União Europeia é cara demais para essas economias mais fracas. E, também, porque seus mercados naturais estão no Leste, sobretudo na Rússia. Assinar qualquer tipo de integração comercial com a União Europeia, sobretudo no caso de isso implicar 'separar-se' da Rússia, como a chantagem europeia lhes quer impor, é como assinar um bilhete de suicídio.

 

Original em: http://rt.com/op-edge/ukraine-eu-deal-russia-183/ 

Tradução do coletivo Vila Vudu


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.