1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

honduras-eleccionesobserHonduras - Prensa Latina - O opositor Partido Liberdade e Refundação (LIBRE) de Honduras rejeitou hoje o resultado oficial das eleições de domingo ao denunciar irregularidades na apuração dos votos


Estão nos roubando a eleição, afirmou o coordenador nacional do partido, o ex-presidente Manuel Zelaya, em uma coletiva de imprensa realizada após a meia-noite em um hotel na capital.

Zelaya assegurou que, de acordo com os resultados das atas das mesas de votação e as pesquisas de boca de urna, a vitória foi atingida pela candidata do LIBRE, Xiomara Castro.

O candidato a vice-presidente, Eduardo Enrique Reina, explicou que o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) determinou a realização de uma auditoria especial numa parte que representa mais de 20 por cento das atas.

A representante do LIBRE perante o Conselho Consultivo do TSE, a advogada Dixi Moncada, assegurou que esses documentos ainda não contabilizados até o momento correspondem a departamentos onde o LIBRE conseguiu um triunfo contundente.

Rainha explicou que essas atas equivalem a uma porcentagem muito substancial que poderia mudar as projeções que o TSE deu até o momento, que favorecem o candidato do governamental Partido Nacional, Juan Orlando Hernández.

Consultada por jornalistas, a advogada Moncada advertiu que se trata de uma clara fraude contra a vontade popular, "que, sem lugar a dúvidas, está sendo alterada através da transmissão irregular de resultados".

Zelaya assinalou que um cálculo matemático permite estabelecer que mediante o procedimento mais de 400 mil votos foram excluídos dos resultados preliminares anunciados pelo Tribunal.

O ex-presidente do TSE, Arístides Mejías, disse que os membros do instituto aplicaram o truque de dar preferências arbitrariamente às atas nas quais está ganhando o oficialista Partido Nacional.

Rainha informou que hoje ao meio-dia será efetuada uma reunião com os dirigentes do LIBRE de todo o país, depois da qual anunciarão as ações para defender a vontade popular nas urnas.

Segundo os dados divulgados pelo TSE à meia-noite, quando tinham sido apuradas 54,47 por cento das atas, o oficialista Hernández estava à frente com 34,27 por cento dos votos válidos.

Xiomara Castro estava em segunda com 28,62; em terceiro, Mauricio Villeda, do Partido Liberal, com 20,94 por cento; e em quarto, Salvador Nasralla, do Partido Anticorrupção, com 15,47.

Os demais quatro aspirantes à presidência apenas chegavam a 0,20 por cento dos votos, de acordo com os dados oficiais.

O presidente do TSE, David Matamoros, anunciou que a divulgação de novos resultados será retomada a partir da tarde desta segunda-feira.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.