1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

290713 rindoEstado espanhol - Libre Red - [Tradução do Diário Liberdade] O estatal Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB) admitiu nesta sexta-feira que os bancos e caixas que receberam dinheiro público não devolverão as milionárias ajudas, uma quantidade que ao todo ultrapassa os cortes orçamentais em previdência e educação impostos pelo Governo de Mariano Rajoi.


No mês de outubro do ano passado, o presidente Mariano Rajoi anunciou um empréstimo do Estado a bancos em falência. Naquele tempo falou-se da quantidade de 40.000 milhões de euros. Rajoi assegurou no Parlamento que o Estado nunca renunciaria a este dinheiro e que os bancos e caixas teriam que o devolver "com absoluta certeza".

Nove meses depois, o Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária fez públicas suas contas e assume que, dos 52.000 milhões de euros que finalmente deram às entidades financeiras, 36.000 são já considerados "perdidos", quer dizer, não vão ser recuperados pelo Estado.

Com esta decisão, os bancos já não estão obrigados a devolver o dinheiro, que era dos cidadãos e das cidadãs do Estado espanhol. Assim sendo, pode já se dizer que o Governo espanhol presenteou as entidades com uma quantidade que supõe mais do que a dos cortes em educação e previdência somadas.

Os bancos e caixas que viram como se eliminava sua dívida em nove meses são: Bankia, Novagalicia (NCG), CatalunyaCaixa, Banc de Valencia, Caixa Espanha Ceiss e BMN.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.