1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

030713 discursoEgito - Diário Liberdade - O general Abdel Fattah el-Sisi anunciou o cumprimento do ultimato dado ao presidente e líder da Irmandade Muçulmana, cujo governo enfrentava multidões nas ruas.


O exército egípcio anunciou ainda a criação de um governo interino e a convocação de eleições antecipadas após um período indeterminado de "transição".

Mohamed Mursi foi destituído e a cúpula militar declarou que "não quer tomar o poder, apenas auxiliar o povo, que pedia ajuda". A praça de Tahrir está cheia de manifestantes aparentemente celebrando a saída de Mursi do poder, mesmo à custa da tutela militar do mesmo.

A Constituição foi suspensa e um governo interino assumirá a delegação do poder pelos militares, verdadeiros donos da situação, ao que tudo indica. De fato, as Forças Armadas cercaram o palácio presidencial desde o momento em que concluiu o prazo dado pelos militares ao já ex-presidente para que abrisse negociações com as forças opositoras. O anúncio de Mursi de que tinha disposição para a formação de um governo de unidade chegou tarde, sendo retido pelos militares e, segundo algumas fontes, impedido de abandonar o país.

Tanques nas ruas, ocupação da TV e rádio públicas e discurso do general que comanda o golpe de estado seguiram-se nas últimas horas, sem que pareça ter consequências violentas nas ruas, na altura de redigirmos esta crônica inicial. Contudo, desde o passado fim de semana já morreram 16 pessoas e centenas ficaram feridas em confrontos e na repressão.

Esquerda preocupada com a deriva que possa impor o Exército

Coincidindo com as forças anti-islamistas, a esquerda revolucionária egípcia mostrou já a sua preocupação com a deriva que a situação venha a ter com a cúpula militar no poder. Tal como a chamada "primavera egípcia" acabou com o islamismo reacionário no poder, o golpe de estado militar pode supor mais uma deriva anti-popular, uma vez que a esquerda, apesar da sua relativa fortaleza social, não consegue impor uma direção revolucionária aos acontecimentos.

Convém lembrar a aliança estreita entre o exército e o governo dos Estados Unidos da América, que o subsidia anualmente com 1.300 milhões de dólares.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.