1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

170213 papVaticano - PCO - A recente notícia da renúncia do Papa Bento XVI espantou o mundo. Inúmeras teorias especulam sobre o problema. Quais seriam os motivos para sua renúncia? Quais os interesse estão em jogo? As repostas para tais perguntas são tão obscuras quanto a própria história da Igreja católica.


Alguns episódios da história mais recente da Igreja católica apontam indícios para a renúncia do Papa Bento XVI. No dia 28 de setembro de 1978 morria aos 65 anos o Papa João Paulo I, o italiano Albino Luciani. Sua morte ocorreu um mês depois sua eleição para a direção da Igreja.

O autor britânico David Yallop, em seu livro In God's Name (Em nome de Deus), sugeriu que João Paulo I morreu porque estava prestes a revelar escândalos financeiros envolvendo o Vaticano. Esta tese corresponde aos fatos posteriores a morte do Papa. Quatro anos depois, veio a tona o escândalo de corrupção envolvendo o banco da Igreja e a máfia Italiana. A figura chave do escândalo foi o Bispo Paul Marcinkus, o então responsável do IOR (Instituto de Obras de Religião), o banco do Vaticano. Marcinkus ficou conhecido como a "sombra do Papa". Sua relação com Michele Sindona, um banqueiro ligado à máfia, revelou um esquema podre envolvendo a igreja.

A máfia utilizava o banco para lavar dinheiro oriundo dos Estados Unidos. O escândalo estourou em 1982, com a falência fraudulenta do Banco Ambrosiano, uma instituição católica do Banco do Vaticano era o maior acionista.

Depois da falência, a Santa Sé aceitou pagar milhões de dólares em indenizações a entidades estrangeiras afetadas pelo colapso do Ambrosiano.

Nada disso impediu que Marcinkus continuasse contando com a proteção de Carol Woytila, o João Paulo II, o sucessor do Papa Luciani. O novo Papa, foi vítima de duas tentativas de assassinato, especula-se que pelo mesmo motivo. Em maio de 1981, João Paulo II foi baleado e ferido gravemente. O Segundo atentado foi promovido pelo o ex-padre tradicionalista espanhol chamado Juan María Fernández y Krohn.

Os escândalos não pararam. Nos anos em que João Paulo II viajou pelo mundo, veio a tona a rede de pedofilia do Vaticano. O padre Marcial Maciel, fundador dos Legionários de Cristo, um dos colaborardes mais íntimos do papa estava à frente desta operação. Ratzinger, sucessor de João Paulo II, arquivou o processo.

As chagas não foram curadas. Novos escândalos de corrupção abriram novamente as feridas do vaticano. A renúncia de Bento XVI foi anunciada em um momento delicado da Igreja. O ex-secretário geral do Vaticano, Vaticano Carlo Maria Vigano, publicou cartas de superiores denunciando uma rede de "uma rede de corrupção, nepotismo e favorecimento".

Todos os observadores estão convencidos de que estes fatos não vão além de raspar a superfície do esgote que corre por dentro da instituição religiosa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.