1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

130125 PCChChina - Vermelho - A nova liderança do Partido Comunista da China (PCCh) prometeu em novembro do ano passado, logo após assumir o poder, que irá combater com toda a força a corrupção, um dos desafios mais difíceis a ser enfrentado pelo PCCh.


Como será o caminho da nova liderança da China para o combate a corrupção? O secretário-geral do PCCh, Xi Jinping, deu uma resposta clara durante a reunião anual do órgão disciplinar do PCCh realizada na última terça-feira (22) na capital chinesa. Ouça a reportagem detalhada da Rádio Internacional da China.

Após o encerramento do 18º Congresso Nacional do PCCh, os altos líderes do partido realizaram diversas conversas com especialistas para estudar a política de combate a corrupção e implantaram uma série de medidas para padronizar os trabalhos do partido. Em apenas dois meses, os funcionários corruptos, do nível ministerial até a base do partido, passaram a ser investigados pelo órgão disciplinar do PCCh.

A ação mostra a determinação da nova liderança do partido de lutar contra a corrupção. Na reunião plenária da Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do PCCh, Xi Jinping disse ainda que o partido vai persistir o caminho de combater a corrupção, com medidas científicas e eficazes e com uma determinação inabalável.

" É precisa reforçar a restrição e a supervisão ao uso de poder e manter o poder controlado dentro de uma grade de regulamentos. Deve-se criar um mecanismo disciplinar de prevenção e garantia para assegurar que as pessoas não se atrevam a corromper-se, não sejam capazes de fazê-lo ou não se tornem corruptos tão facilmente."

Xi Jinping disse ainda que o Partido deve golpear tanto os "tigres" como os "mosquitos", ou seja, tanto os grande quantos os pequenos, e deter as atividades ilegais dos funcionários corruptos. Ao mesmo tempo, deve tratar seriamente dos casos de irregularidades e corrupção que afetam os cidadãos.

O especialista na questão, He Zengke, explicou a sua opinião sobre a afirmação de Xi Jinping.

"A luta contra corrupção deve ser promovida no quadro judicial. O secretário-geral também reiterou a importância da legislação anticorrupção. Acho que as cinco leis seguintes são as mais importantes da legislação: lei de declaração de bens e propriedade dos funcionários públicos; lei de elaboração de grandes decisões; lei de publicação de informações públicas; lei que orienta o tratamento de conflito de interesses entre os funcionários públicos e a lei que protege informantes e testemunhas que denunciarem atos de corrupção."

Para ele, "manter o poder controlado dentro de uma grade de regulamentos" exige um mecanismo com diversos poderes que funcionam separadamente, mas com restrição mútua. Os poderes devem incluir o poder de decisão, o poder de execução e o poder de supervisão. He afirmou também que a luta contra a corrupção é uma tarefa de longo prazo desejada pelo povo chinês e pelo seu partido no poder.

No discurso de Xi Jinping, se pode sentir essa firme determinação do partido.

"Devemos ter a determinação de combater qualquer prática corrupta, punir todos os funcionários corruptos e eliminar totalmente a terra em que germina a corrupção para obter a confiança do povo a partir de resultados reais".

Tradução: Li Jinchuan
Revisão: José Medeiros da Silva
Fonte: Rádio Internacional da China


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.