1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

cartaz franco presenteEstado espanhol - Ópera Mundi - O ditador espanhol Francisco Franco, que permaneceu mais de três décadas no poder e instaurou um regime fascista no Estado espanhol, será homenageado pela fundação que leva o seu nome em dois eventos nas próximas semanas em Madri. Além de uma das celebrações ser em um edifício público, a organização franquista recebe subsídios do governo, que cortou verba de lei de memória das vítimas.


Como parte da campanha "Francisco Franco presente!", admiradores do militar foram convidados a participar de uma missa neste sábado (24/11) pela ocasião do 37º aniversário de sua morte e da celebração dos 120 anos de seu nascimento, no dia 2 de dezembro.

Neste primeiro evento, em uma paroquia católica, os presentes devem rezar pela alma do ditador e "por todos aqueles mortos que deram sua vida por Deus e pela Espanha". Já o segundo, descrito pelos organizadores como um "ato de afirmação", contará com uma refeição e será realizado em um edifício público.

"Franco está ausente e presente. Ausente porque concluiu sua vida no tempo, e presente, ainda que não possamos vê-lo ou ouvi-lo, pois a verdadeira memória história, que é coletiva, nos faz mais perto", diz o texto da organização ao justificar os eventos. As celebrações têm como objetivo reavivar o legado de Franco e protestar contra a retirada de seus nomes de ruas e praças públicas, bem como da difamação que sofre nos "meios de comunicação".

"A mim, ao menos, o que mais me enche de indignação", escreve Blas Piñas López, importante político franquista, no site da Fundação, "não é a difamação, mas sim o silêncio covarde de quem deveria defendê-lo, assim como a participação cumplice de quem tinha obrigação de cumprir aquilo que lhe prometeram".

O editorial de novembro do grupo franquista diz que é importante evocar a imagem de Franco em um momento que o país está se dividindo pelo surgimento de movimentos separatistas, como o catalão. Como nacionalista, o ditador fascista reprimiu as iniciativas regionais de independência do Estado.

Sob seu governo, pelo menos 113 mil pessoas desapareceram e milhares perderam suas vidas em decorrência da perseguição política. O ditador, que assumiu o poder por meio de um golpe, colaborou com o regime nazista de Adolf Hitler.

Pela memória das vítimas e o orçamento público

O coordenador federal da Esquerda Unida, Cayo Lara, manifestou nesta quinta-feira (22/11) no Congresso uma iniciativa parlamentar para impedir a comemoração do aniversário de 120 anos de Franco, que "exalta a ditadura franquista". Lara quer que o governo do PP (Partido Popular) explique "se vai proibir o ato que atenta com a lei da memoria histórica e democrática da Espanha".

O líder de esquerda disse que tais convocações coincidem com o corte no orçamento público de 2013 para a lei de memória, que resgata a história das vítimas da Guerra Civil espanhola (1936 – 1939) e da ditadura franquista (1938 – 1973). "Este governo parece não ter dotação orçamental para os direitos humanos", acrescentou ele.

Apesar dos cortes, o governo espanhol mantém a doação de recursos a Fundação Francisco Franco, que conseguiu alugar o Palácio de Congressos de Madri para realização do evento do dia 2 de dezembro. O edifício, que pertence ao Instituto de Turismo da Espanha, vinculado ao Ministério de Indústria, Turismo e Comércio, cobra tarifas que vão de 680 euros a 6 mil euros a diária.

Contribuintes pagam o túmulo de Franco

As celebrações pela memória de Franco coincidem com o pedido ao chefe de governo, Mariano Rajoi, da Associação para a Recuperação da Memória Histórica. para que as vítimas do franquismo "deixem de pagar com seus impostos o túmulo do ditador". "Em países como Portugal ou Itália, os túmulos de seus ditadores são de responsabilidade familiar e não são tratadas como um bem público", afirma o grupo em comunicado citado pelo El Pais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.