1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

121022 aquilaItália - RFI - Cientistas italianos foram condenados nesta segunda-feira a seis anos de prisão por “homicídio involuntário” por um tribunal de Áquila, na região de Abruzzo, no centro da Itália. Eles são acusados de terem subestimado os riscos do terremoto que matou 309 pessoas em abril de 2009.


 

No final de setembro, a procuradoria local havia pedido quatro anos de prisão contra os sete integrantes de uma comissão que se reuniu seis dias antes do tremor. Os seis engenheiros e o sub-diretor da segurança local tinham como missão avaliar os riscos de um possível grande abalo.

Segundo a promotoria, o grupo errou na análise e contribuiu para a tragédia. A acusação alega que as informações dadas à população foram asseguradoras demais e impediram que os moradores adotassem medidas preventivas.

A defesa, apoiada pela comunidade científica, disse ser impossível prever terramotos. Mais de cinco mil cientistas assinaram uma carta aberta ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, em apoio aos réus. Entre os condenados está o professor Enzo Boschi, até recentemente presidente do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, na Itália.

O terremoto do dia 6 de abril de 2009 provocou 309 vítimas fatais e destruiu o centro medieval de Áquila e outras cidades dos arredores. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas.

Uma dezena de sobreviventes acompanhou a sessão desta segunda-feira, realizada em um prédio da zona industrial de Áquila, uma vez que o Palácio de Justiça também foi destruído no abalo.
 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.