1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

051012 curacao02Pátria Latina - Segundo Gerrit Schotte, o objetivo do golpe é impedir a realização das eleições antecipadas de 19 de outubro


O primeiro-ministro de Curaçao, Gerrit Schotte (foto), denunciou neste sábado (29/09) um golpe de Estado liderado pela oposição, que instalou um "governo interino" em violação à Constituição do país, declarado independente das Antilhas Holandesas em 2010. 

Segundo Schotte, líder do partido Movimento Futuro Curaçao, o objetivo do golpe é impedir a realização das eleições antecipadas de 19 de outubro, depois da dissolução do parlamento em 3 de agosto.

Ele acrescentou que o "governo interino" busca impedir a realização das eleições "para evitar que o governo volte a vencer as eleições, como as pesquisas indicam". Também pediu aos "países irmãos" da região que ajudem a fazer a democracia ser respeitada em seu país.

Segundo o canal privado venezuelano Globovisión, que recolheu versões da imprensa em Curaçao, o novo governo é formado por três partidos políticos, e Stanley Betrian teria assumido as funções de primeiro-ministro depois de formar um a nova maioria no parlamento. A nomeação foi feita pelo governador da ex-colônia holandesa, Frits Goedgedrag.

Curaçao se tornou em 2010 um país autônomo do Reino dos Países Baixos. A partir desse ano, o país pode eleger a formação de um parlamento para a nomeação de um primeiro-ministro, enquanto a figura do governador da ilha, representante do reino da Holanda, ainda vigente. O chefe de Estado continua sendo o rei holandês, o que permite a Amsterdã supervisar as relações internacionais e a Defesa de Curaçao.

* Com informações da rede multiestatal TeleSur.

Foto: Albherto's Blog


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.