1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

280912 boxilaiChina - Carta Capital - O Partido Comunista da China (PCC) expulsou de seus quadros o ex-líder Bo Xilai, que deverá comparecer à justiça, e fixou para 8 de novembro a data de seu próximo congresso, depois de ter adotado uma resolução sobre o polêmico caso envolvendo o ex-dirigente, informaram fontes oficiais.


O XVIII Congresso terá a intenção de promover uma nova geração de dirigentes à frente da potência asiática, porém acontecerá em meio ao grande escândalo político protagonizado por Bo Xilai. Bo, ex-prefeito e líder do partido em Chongqing (sudoeste), megalópole de 33 milhões de habitantes, aspirava entrar na comissão permanente do Bureau Político do PCC no XVIII Congresso.

De acordo com a agência oficial Xinhua, Bo Xilai é suspeito de "corrupção em massa", de ter mantido relações sexuais "impróprias" com várias mulheres, de ter cometido "graves erros e ter abusado de seu poder no caso do homicídio culposo que envolve (seu ex-colaborador) Wang Lijun e (sua esposa) Gu Kailai, no qual tem uma importante responsabilidade".

Gu Kailai foi condenada à morte, pena que foi comutada em prisão perpétua, em agosto, pelo assassinato do empresário britânico Neil Heywood. Wang Lijun, ex-chefe de polícia de Chongqing, envolvido no caso, foi condenado a 15 anos de prisão na segunda-feira passada, principalmente por ter pedido asilo político no consulado dos Estados Unidos em Chengdu (sudoeste).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.