1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

020812 nichivendolaItália - Esquerda - O encontro desta quarta feira entre o líder do Partido Democrático, maior partido da oposição parlamentar, e o mediático Nichi Vendola, governador da Puglia e líder da SEL (Esquerda Ecologia e Liberdade) deixou mais próxima uma aliança entre estas duas forças partidárias para as eleições gerais de 2013.


A plataforma em preparação pretende, segundo declarações de Vendola ao diário La Reppublica, “criar o sujeito fundador de uma alternativa de centro esquerda, centrado nos direitos sociais e civis” e que “seja um ponto de viragem numa Itália vampirizada por Berlosconi”.

O líder da SEL adiantou ainda àquele jornal que o seu partido irá apresentar um documento programático próprio para contrapor à carta de intenções apresentada pelo PD e fazer avançar a discussão do acordo entre as duas forças.

Nesta carta de intenções, além de abrir portas ao casamento gay, o PD reafirma a lealdade a Mário Monti, primeiro ministro do “governo técnico” que substituiu o executivo de Berlusconi e que está a aplicar um extenso plano de austeridade e desregulação do mercado laboral.

Se era de esperar um acordo entre PD, herdeiro da linha social democrata do velho PCI, e SEL, que enquadrou militantes saídos da Refundação Comunista (próximos de Fausto Bertinoti) após a hecatombe eleitoral de 2008, as grandes novidades deste encontro parecem ser a abertura da plataforma à UDC, de centro direita, e o acentuar da rota de afastamento da IDV, de centro esquerda, de todo este processo.

Com origem na Democracia Cristã, força que, juntamente com o PSI e PCI, dominou a política italiana até ao da Forza Itália em 1992, a UDC é portadora de uma agenda conservadora e participou no governo populista de Berlusconi. Recentemente, o seu líder Piero Casini considerou o casamento gay como uma incivilidade. Vendola, assumidamente gay, já desmentiu abertura a tal acordo, mas as afirmações feitas depois do convénio com o PD alimentam a dúvida.

Quanto à posição da IDV, é feito em coerência com a oposição que este partido tem feito ao executivo de Mário Monti e à política de austeridade e é classificada por Vendola como “propagandista”. Este pequeno partido, conduzido por um ex juiz anti máfia e que em Junho havia firmado um pré-acordo com a SEL, tem sido a única voz no parlamento a contestar legalidade do governo técnico e a constitucionalidade de muitas das suas medidas, nomeadamente a alteração das leis do trabalho, apoiadas pelo PD.

Foto: Nichi Vendola, foto de Sinistra Ecologia Libertà/flickr.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.