1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

010812 mario draghi 0 2União Europeia - Esquerda - O Provedor de Justiça Europeu, Nikiforos Diamandouros, recebeu, em junho passado, uma queixa de um centro de estudos sobre grupos de pressão, sedeado em Bruxelas, sobre o alegado conflito de interesses do presidente do Banco Central Europeu. Mario Draghi pertence, segundo a ONG, a um lóbi financeiro que defende os interesses dos grandes grupos financeiros.


O Corporate Europe Observatory alega que a participação de Mario Draghi no grupo de pressão conhecido por “Grupo dos Trinta”, chefiado por Jean-Claude Trichet, antecessor de Draghi na liderança do BCE, e que é composto por banqueiros do sector privado, políticos e académicos, e serve os interesses dos grandes grupos financeiros, é “incompatível com a independência, reputação e integridade do BCE".

A participação de Draghi no "Grupo dos Trinta", que apresenta "todas as características de um veículo de pressão para os bancos privados internacionais", está "em desacordo" com as regras de ética do BCE, adianta a Organização Não Governamental, que defende que Mario Draghi não "devia ser um membro, devido às preocupações em torno da independência e de potenciais conflitos de interesse".

Entre os membros do "Grupo dos Trinta" encontram-se ainda, entre outros, o ex presidente da Reserva Federal, Paul Volcker, o governador do Banco de Canadá, Mark Carney, e o ex governador do Banco de Inglaterra, Mervyn King.

O Provedor de Justiça Europeu, dando seguimento à queixa apresentada pelo Corporate Europe Observatory, enviou uma missiva ao BCE, à qual Mario Draghi terá que responder até 31 de outubro.

Mario Draghi, antes de assumir a presidência do BCE, em novembro do ano passado, esteve à frente, durante vários anos, do Banco de Itália. Antes disso, Draghi foi vice-presidente e diretor-geral do Goldman Sachs International, filial do banco que encheu os seus cofres com 600 milhões de euros quando “ajudou” a Grécia a manipular as suas contas, para que este país preenchesse os requisitos para ingressar na zona do euro. Esta fraude acabou por empurrar a Grécia para o descalabro financeiro.

Foto: Foto de European Parliament.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.