1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Ziburu 34BateraEuskal Herria - ASEH - Cerca de cem pessoas participaram ontem, 2, na concentração que a plataforma Batera realizou em Ziburu (Lapurdi) para pedir aos eleitos que votem a favor da criação de uma comunidade única para o País Basco Norte. Também ontem, com o mesmo objectivo, realizaram-se concentrações em Baiona, Uztaritze (Lapurdi) e no alto de Oxkaxe (Nafarroa Beherea).


Até final de Maio, os municípios do País Basco Norte vão votar a proposta de criação da Comunidade única Pays Basque. Muitos já o fizeram, tendo votado favoravelmente, como aconteceu em Hendaia, Senpere, Hiriburu, Sara, Behorlegi, Baiona, Maule, Zuraide, Gabadi, Uztaritze e Ezpeleta.

Na consulta do último Outono, em Ziburu, a maioria dos vereadores mostrou-se contrária à criação desta elkargoa [comunidade]. Daí que o porto desta última localidade tenha sido escolhido para uma das concentrações.

Sebastien Castet, membro da plataforma Batera, incentivou as pessoas a enviar postais com o «sim» aos eleitos ziburutarras, para que, na votação, se inclinem para essa opção. Castet agradeceu ainda a todos os que, nos últimos três meses, têm participado nas iniciativas de esclarecimento da Batera, organizando debates e assembleias.

A Batera é uma plataforma que engloba múltiplas associações, sindicatos, organizações e cidadãos do País Basco Norte. Surgiu em 2002, tendo como objectivos fundamentais a co-oficialização da língua basca, a criação de um departamento País Basco, de uma associação agrícola basca e de uma universidade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.