1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

080216 cdnCoreia do Norte - Correio do Brasil - A Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance, neste domingo, carregando um satélite, mas seus vizinhos capitalistas e os EUA classificaram o lançamento de um teste de míssil balístico, realizado em desacato às sanções da ONU e apenas algumas semanas depois de um teste de bomba nuclear


O Comando Estratégico dos EUA disse ter detectado um míssil entrando no espaço, e o Exército da Coreia do Sul afirmou que o foguete colocou um objeto em órbita.

Kim Jong-un teria autorizado o lançamento do satélite, em órbita polar

A Coreia do Norte afirmou que o lançamento do satélite Kwangmyongsong-4, batizado com o nome do falecido líder Kim Jong Il, foi um “sucesso completo” e está fazendo um órbita polar da Terra a cada 94 minutos. A ordem de lançamento foi dada pelo filho dele, o líder Kim Jong Un, de 33 anos de idade.

O lançamento levou a Coreia do Sul e os EUA a anunciar que vão explorar a viabilidade de instalar um sistema avançado de defesa de mísseis na Coreia do Sul, ao que a China e a Rússia se opõem, “o mais rápido possível”.

A agência de notícias estatal da Coreia do Norte publicou uma foto de um foguete branco que lembra um outro lançado anteriormente. Outra mostra Kim cercado por militares comemorando o que parece ser um centro de comando.

O último lançamento de foguete de longo alcance da Coreia do Norte, em 2012, colocou em órbita o que o país chamou de satélite de comunicação, mas nenhum sinal dele jamais foi detectado.

O foguete decolou por volta de 9:30 no horário de Seul (22:30 de sábado, horário de Brasília) em uma trajetória voltada para o sul, como planejado.

A Coreia do Norte havia notificado agências da ONU de que planejava lançar um foguete carregando um satélite de observação da Terra, o que provocou oposição de governos que veem isso como um teste de mísseis de longo alcance.

O Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião de emergência neste domingo para discutir o lançamento, a pedido dos EUA, Japão e Coreia do Sul, disseram diplomatas.

O lançamento e o teste nuclear realizado em 6 de janeiro são vistos como esforços pelo jovem líder da Coreia do Norte para impulsionar sua legitimidade doméstica antes do Congresso do Partido em maio, o primeiro desde 1980.

A embaixada da Coreia do Norte em Moscou afirmou em comunicado que o país continuará a lançar foguetes com satélites, de acordo com a agência de notícias russa Interfax.

Com agências internacionais – de Pyongyang e Seul


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.