1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

250815 acordoCoreia do Norte - Diário Liberdade - A Coreia do Sul desligou hoje (25) os alto-falantes que divulgavam propaganda, na fronteira, contra a RPDC, depois de os dois governos terem chegado a um acordo para conter o clima de tensão militar na península.


“As retransmissões foram suspensas às 12h [hora local], como foi acertado", informou um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul. Os aparelhos, no entanto, ainda não foram retirados.

O acordo firmado por representantes dos dois governos prevê a suspensão das transmissões de propaganda sul-coreana contra a Coreia do Norte, “a menos que ocorra algo anormal”.

Essas transmissões, consideradas potentes armas no quadro da “guerra psicológica” entre as duas Coreias, foram o principal foco de tensão nos últimos dias.

O regime sul-coreano colocou em funcionamento os alto-falantes na semana passada – quebrando um silêncio de 11 anos – em represália ao Norte pela explosão de três minas que feriram gravemente dois soldados sul-coreanos que patrulhavam a fronteira.

No âmbito do acordo, fechado depois de duas rodadas de negociação, a RPDC lamentou o incidente com as minas – embora não reconheça sua participação – enquanto o Sul aceitou desligar os equipamentos de som.

Com o fim da crise militar – os contingentes de ambos os lados chegaram a ficar em alerta após breve troca de tiros na zona fronteiriça na quinta-feira. Os dois países se comprometeram a manter o diálogo e a organizar a primeira reunião em mais de um ano e meio de famílias separadas desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

Com Agência Brasil.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.