1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

saifislamLíbia - Diário Liberdade - Na última terça-feira (28), Saif al-Islam Gadafi, filho do ex-presidente Muammar Gadafi, foi condenado à morte junto com outras oito pessoas, incluindo Baghdadi Al Mahmudi e Abdallah Senoussi, respectivamente o ex-primeiro-ministro e o ex-chefe dos serviços secretos da Líbia.


Saif al-Islam Gadafi, perseguido por sua influência por ser filho do ex-líder Muammar Gadafi. Foto: Telesur.

No total, são 37 acusados de repressão durante a onda de desestabilização promovida por setores reacionários, chamados pelo Ocidente de “rebeldes” ou até mesmo “revolucionários”, na verdade mercenários a serviço da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e do governo dos Estados Unidos, que aproveitaram a onda de insatisfação dos povos árabes contra os regimes títeres capitalistas para executar um golpe de Estado e uma invasão terrorista contra o povo e o governo líbio, com a desculpa de "levar a democracia" e "libertar a população do tirano". Hoje, as potências lideradas pelos EUA ficam com a esmagadora maioria do petróleo líbio a baixíssimo custo.

O tribunal que condenou os presos políticos leais à Gadafi e à Revolução de 1969 que derrubou a monarquia fantoche e criou a Jamairia (República) Árabe Popular Socialista da Líbia está sob o comando de uma das muitas autoridades ilegítimas que se implantaram no país após a sua destruição pela OTAN em 2011 que transformou a nação mais próspera da África, com índices de desenvolvimento e bem-estar social equivalentes aos países desenvolvidos, em uma “terra de ninguém” e um Estado nacional totalmente esfacelado e arruinado.

O tribunal do governo de Trípoli, controlado por milícias muçulmanas seguidoras do regime monárquico que explorava o povo antes da chegada de Gadafi, não é reconhecido nem mesmo pela comunidade internacional. Até mesmo o Tribunal Penal Internacional rejeita o julgamento dos presos políticos na Líbia, pois Trípoli não teria como garantir um processo “justo e equilibrado”, como se o TPI (que participou do avanço imperialista contra a Líbia em 2011, ao emitir mandato de prisão contra Gadafi, seu filho e forças leais ao governo) fosse imparcial.

Diversas ONG's (Organizações Não-Governamentais) e defensores dos direitos humanos denunciam a arbitrariedade do julgamento aos presos políticos líbios.

Como Saif al-Islam Gadafi está preso na cidade de Zenten por milicianos opositores à Trípoli, ele compareceu às audiências apenas por videoconferência. Segundo informações, apenas quatro pessoas foram absolvidas, oito foram condenadas à prisão perpétua e sete à 12 anos de prisão.

Todos esses julgamentos arbitrários fazem parte de uma campanha de perseguição aos patriotas leais à Revolução de 1969 e à Gadafi (assassinado em outubro de 2011 por terroristas aliados à OTAN), que dura cerca de quatro anos e já fez incontáveis vítimas.

Desde a invasão da OTAN todas as pessoas ligadas a Gadafi têm sido perseguidas, principalmente seus familiares. Além de Saif, seu irmão Saadi também está preso. Mutassim, Saif el Arab e Khamis, também filhos do ex-presidente, foram assassinados ainda em 2011. Hannibal e Mohamed conseguiram refúgio no exterior, assim como Aisha e a segunda esposa de Gadafi, Safiya.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.