1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Donostia 1165faxistak kanporaEuskal Herria - ASEH - Cerca de 200 pessoas juntaram-se no passado 25 de julho, em Donostia, para fazer frente ao grupo España Generosa e à sua intenção de abrir uma bandeira espanhola com 50 metros de comprimento na Praça Cervantes.


A resposta da esquerda independentista basca impediu que a provocação espanholista levasse a sua avante.

Os provocadores espanholistas da España Generosa, associação que defende a imposição da bandeira espanhola aos municípios bascos e catalães, anunciaram, no âmbito da campanha por eles designada «500 km de bandera», que iriam até Donostia abrir uma bandeira espanhola com 50 metros de comprimento.

O acto convocado pela associação espanholista teve como resposta uma concentração a favor da autodeterminação e da independência de Euskal Herria, em que participaram cerca 200 pessoas, muitas das quais exibindo ikurriñas e gritando palavras de ordem a favor da independência ou pedindo aos forasteiros que se fossem embora.

Um forte dispositivo da Ertzaintza separou os abertzales dos cinco espanholistas, que nem abriram a bandeira, nem leram o manifesto em defesa do cumprimento da lei das bandeiras «em toda a geografia espanhola». A Ertzaintza acabou por levá-los dali nas suas viaturas, para evitar males maiores.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.