1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

abbasPalestina - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A autodeterminação do povo palestino é uma das principais bandeiras dos revolucionários e democratas no mundo inteiro.


Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina. Foto: Gabinete Real britânico (CC BY-NC-ND 2.0)

O colapso do governo de coalizão palestino representa o colapso da tentativa da Administração Obama de estabilizar a região, com os próprios métodos.

A direção da Autoridade Palestina representa a ala conciliadora com o imperialismo e, indiretamente, também com os sionistas israelenses. O Hamas (sunita) é apoiado pelo Hizbollah libanês e pelo governo do Irã (xiitas), o que representa uma crise enorme para a reação mundial.

Como contraponto à política Obama, os Republicanos, por meio do governo sionista de Netanyahu e a ultrarreacionária monarquia saudita, fizeram de tudo, e um pouco mais, para implodir esse governo.

Leia também: Comunidade internacional é cúmplice dos crimes cometidos por Israel, denuncia dirigente palestino

Há duas políticas colocadas no presente momento. A da "ala democrática" do imperialismo, encabeçada por Obama e a da "ala direita", ou "ala dura", do imperialismo. Para se ter uma ideia do que isso representa, lembremos das propostas feitas por Rommey, o candidato Republicano derrotado por Obama: fortalecimento dos sionistas israelenses e guerra contra o Irã, inclusive guerra atômica; aumento do cerco contra a Rússia e a China; intervenção militar no Oriente Médio; e outras pérolas parecidas. Para as próximas eleições presidenciais que acontecerão nos Estados Unidos no próximo ano, a burguesia monopolista tenta impor a vitória da ala direita. Hoje, as duas câmaras do Congresso estão controladas pelo Partido Republicano, com forte influência da extrema-direita do "Tea Party", que está agrupada no Partido Republicano.

Após o colapso das políticas neoliberais em 2008, o imperialismo não conseguiu colocar em pé uma política alternativa. E nem o conseguirá por causa do altíssimo grau de parasitismo da economia capitalista mundial, onde o coração é composto pela especulação financeira. Por esse motivo, o que temos visto nos últimos seis anos nunca passou de "mais do mesmo".

Qual é o impacto sobre Israel?

A Palestina representa o elo fraco do Oriente Médio, que somente é controlado por meio da truculenta repressão dos sionistas, que recebem uma ajuda militar de nada menos que US$ 3 bilhões anuais dos Estados Unidos.

A Faixa de Gaza foi transformada no maior presídio a céu aberto do mundo. Mas o desenvolvimento das tendências revolucionárias na Palestina se irradia na região. Conforme a crise avança na Síria e no Iraque, a pressão aumenta sobre Israel, a partir de todos os países vizinhos. A situação está se tornando crítica no Egito. Na Jordânia, existem mais de um milhão e meio de palestinos que vivem em situação miserável.

Quando, em 2013, aconteceram gigantescas manifestações contra a crise em Telaviv e várias outras cidades israelenses, as bandeiras políticas ficaram silenciadas. A situação foi controlada da mesma maneira que aconteceu na maioria dos países por meio de medidas relacionadas com a especulação financeira, que já começou a mostrar sérios sinais de esgotamento.

Para o próximo período, a desestabilização dos países vizinhos de Israel se somará ao aprofundamento da crise capitalista interna. O revólver do imperialismo norte-americano apontado contra os povos árabes, apesar de toda a ferocidade, tende a entrar em crise e a perder o poder de fogo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.