1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

140615 pedindoEstados Unidos - Desacato - Na semana que passou, Texas anunciou o estabelecimento de sua própria versão de Fort Kno, o repositório impenetrável para os lingotes de ouro, o que poderia ser um sinal da criação de sua própria moeda e, finalmente, o avanço até a separação dos Estados Unidos.


Sob o projetos de lei 483, aprovado por unanimidade pelo Senado estatal, Glenn Hegar, controlador de Contas Públicas do Texas, estaria autorizado a estabelecer e administrar os primeiros lingotes que depositaria o estado num lugar não determinado ainda. Há que salientar que nenhum outro estado dos Estados Unidos tem ainda seu próprio depósito de lingotes. O senador republicano Lois Kolkhorst indicou que o estado e seus organismos têm mais de 1 bilhão de dólares em ouro que agora se conservam em instalações em outros estados.

Uma análise oficial do projeto de lei explica: "O estabelecimento de um armazém de lingotes do Texas permitirá ao estado, agências estatais e indivíduos armazenar metais preciosos utilizando um depositário seguro com sede no Texas para reduzir a dependência das instalações fora do estado e isolar seus ativos das forças do mercado instáveis".

"Nova Iorque ficará aborrecida", disse Kolkhorst. "Para mim, isso e o fato de que vai poupar dinheiro ao Texas o transforma numa ideia de ouro".

Estados já não confiam nos EUA

Não é a primeira tentativa do Texas de mostrar sua independência e distanciar-se dos EUA. Se outros esforços não se transformam em resultados concretos, isto suporá que o estado devolverá seu ouro e já ninguém será capaz de determinar seu destino. Ademais, é um passo decisivo do Texas à criação de sua própria moeda e sua independência como uma república autosuficiente.

E o estado tem todos os pré requisitos para fazê-lo uma realidade: O Texas é um enorme território, se pode até dizer que é um país independente com sua singular cultura e forma de vida. Tem uma visão completamente diferente do mundo e pontos de vista sobre a política dos EUA. Por exemplo, está totalmente em desacordo com a política do Governo federal dos Estados Unidos em matéria fiscal, devido a uma balança claramente desfavorável.

A economia do Texas é uma das maiores e de maior crescimento dos Estados Unidos. No Texas se encontram 50 empresas da lista Fortune 500 (tercer lugar depois de Nova Iorque e Califórnia).

Texas é o maior exportador de bens dos EUA, o volume de negócios do comércio do estado com outros países superar os 100 bilhões de dólares anuais. Se o Texas fosse um país soberano, teria a 14º economia maior do mundo pelo PIB (na frente de Coreia do Sul e os Países Baixos).

Assim, daqui a pouco os EUA podem perder não só um dos seus estados mais ricos, como suas reservas de ouro –um colchão de segurança- que desaparecem numa velocidade recorde à luz das tentativas de numerosos países de repatriar seus lingotes.

Na medida que avance este processo se verá se Washington mostra o mesmo entusiasmo que manifestou referente a outros processos secessão unilaterais: leia-se Kosovo (Sérvia).

Versão em português: Raul Fitipaldi, para Desacato.info


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.