1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

palestinaPalestina - Diário Liberdade - "O mundo é responsável pelos contínuos crimes cometidos contra nosso povo", destacou Saeb Erekat, dirigente da OLP. Em 48 anos de ocupação, o regime israelense fez 850 mil palestinos prisioneiros.


Em 2014, mais de 500 crianças palestinas foram assassinadas pelo regime sionista, no ataque genocida contra Gaza. Foto: Rusty Stewart (CC BY-NC-ND 2.0)

Nesta sexta-feira (05), completaram-se 48 anos de ocupação do território palestino por parte do regime israelense. Centenas de pessoas manifestaram-se na Cisjordânia e em Gaza pela liberdade do povo palestino e o fim da ocupação mais longa da história moderna.

Apesar de a comunidade internacional apoiar o restabelecimento das fronteiras anteriores a 1967, ela nunca fez nada de efetivo para acabar com meio século de ocupação israelense, segundo Saeb Erekat, membro destacado da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), em um comunicado.

"O mundo é responsável pelos contínuos crimes cometidos contra nosso povo", afirmou. Para Erekat, o aniversário da ocupação sionista serve para lembrar "a cumplicidade que a comunidade internacional tem com Israel". "Se cumpletará meio século de ocupação em que temos visto muitas palavras e pouca ação. Infelizmente, Israel continua sendo premiado por violar o direito internacional", disse.

De acordo com ele, "existe uma responsabilidade que não foi assumida" pelas grandes potência, por isso Israel "faz o que tem feito durante todo esse tempo, porque há uma cultura de impunidade que poucos podem disfrutar", diz. "Não há nenhum incentivo para terminar com esta ocupação", completa.

850 mil palestinos feitos prisioneiros desde 1967

Na data em que se completou 48 anos de ocupação criminosa do Estado de Israel sobre o território do povo palestino, o Comitê para Assuntos dos Prisioneiros Palestinos informou que, desde 1967, ao menos 850 mil palestinos foram feitos prisioneiros pelo regime israelense.

Isso significa 20% da população palestina, segundo o órgão, que também informou que, desde então, 206 presos perderam a vida no cárcere, sendo 71 por causa das torturas, 54 por negligência médica e 74 por assassinato. Só em 2014, 3.400 palestinos foram detidos pela ditadura sionista.

Leia também: Roger Waters pede sem êxito a Caetano e Gil que cancelem show em Israel

Um comunicado divulgado esta semana pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) apontou que, entre 26 de maio e 1º de junho deste ano, 64 palestinos ficaram feridos na Cisjordânia por causa da repressão das forças de segurança israelenses, a maioria durante protestos de solidariedade com os presos políticos palestinos que estão em greve de fome. Assim, desde o começo do ano já são 933 palestinos feridos pelas forças ocupantes, sendo 11 mortos.

Devido à brutal e criminosa repressão contra o povo palestino, em especial às crianças, a ONG estadunidense Human Rights Watch (HRW) pediu ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que inclua o Estado de Israel na "Lista da Vergonha" do ano em relação às violações dos direitos da infância.

A organização humanitária instou o líder das Nações Unidas a resistir às pressões dos governos dos EUA e Israel, que não admitem a entrada das Forças Armadas sionistas na lista, que deverá ser divulgada na semana que vem.

"O secretário-geral Ban pode reforçar a proteção das crianças durante as guerras fazendo sua lista com base em fatos e não em pressões políticas", afirmou o diretor da HRW, Phillippe Bolopion.

O pedido da HRW é relacionado ao ataque genocida do regime israelense contra Gaza no meio do ano passado, quando 539 crianças foram mortas e 2.956 ficaram feridas, segundo a UNICEF.

A organização estadunidense pediu que o grupo palestino Hamas também integre a lista.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.