1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

3017086393 1e39a9b3d8 zBrasil - PCO - A propaganda imperialista apresenta os EUA como a polícia do mundo, sempre em defesa da "liberdade" e da "democracia".


Foto de Morning Calm Weekly News (CC by-nc-nd/2.0/)

O próprio mapa do Oriente Médio, com suas fronteiras em linha reta arbitrariamente traçadas no meio do deserto, denuncia a intervenção imperialista na região. Antes dividida entre potências imperialistas europeias, a região passou depois a ser dominada pelos EUA. A propaganda norte-americana criou uma série de justificativas edificantes para seu domínio da região. Mas por que eles realmente estão lá?

Terrorismo

Existem muitas razões fictícias criadas pelos EUA para justificar sua presença no Oriente Médio. Como, por exemplo, o combate ao terrorismo. Segundo a imprensa norte-americana, com grande influência sobre a imprensa do resto do mundo, os EUA teriam invadido o Iraque e o Afeganistão e tentado derrubar o governo da Síria para "combater o terrorismo". O resultado foi o surgimento do ISIS, e um aumento da hostilidade contra os EUA em todo o Oriente Médio.

O próprio ISIS tornou-se uma razão para os norte-americanos dizerem que precisam intervir no Iraque e na Síria novamente. O espetáculo das decapitações é mostrado pela emissoras de TV até a exaustão. As execuções do Reino da Arábia Saudita, no entanto, não aparecem nunca. A monarquia saudita é uma aliada da dominação imperialista na região, um de seus principais pilares.

Defesa de Israel

O outro pilar da dominação norte-americana no Oriente Médio é Israel, enclave imperialista detentor de um arsenal nuclear e de armas químicas. A defesa dessa potência nuclear em que todos os cidadãos servem o exército durante três anos seria outra razão supostamente bem intencionada para a presença militar do imperialismo.

Ameaça do Irã

Com alguma criatividade e um aparato monstruoso de propaganda, os EUA demonstram que é possível enganar a população por algum tempo. Mas a história fica cada vez mais incoerente e difícil de sustentar. O Irã seria outra causa para a presença dos norte-americanos no Oriente Médio.

O terrível regime dos aiatolás seriam uma ameaça aos EUA. Uma comparação do poder econômico e militar entre os dois países seria o suficiente para ridicularizar esse argumento. Mas, além disso, os EUA acabaram se aliando aos terríveis iranianos, em 2007, em uma frente para conter as milícias sunitas no Iraque, evitando provisoriamente um humilhante fracasso militar. Com isso mais um mito da propaganda imperialista foi pisoteado sem nenhuma clemência.

Por que os EUA dominam o Oriente Médio?

Petróleo. A resposta óbvia é a principal razão. Os EUA aumentaram sua própria produção de petróleo com a extração do petróleo de xisto e passou a importar muito menos. No entanto, as grandes companhias de petróleo exploram e distribuem o recurso no Oriente Médio. São os mesmos interesses por trás dos ataques à Petrobrás e do golpismo no Brasil. Interesses capazes de levar à ocupação militar de países distantes e hostis.

O imperialismo domina a economia do mundo inteiro, com seu poder econômico e militar, organizando a produção e a distribuição das mercadorias segundo seus interesses, sempre em seu próprio benefício. Não é por causa do terrorismo, da defesa de Israel ou da ameaça iraniana que os bem intencionados norte-americanos tornam a vida no Oriente Médio um inferno. É para colonizar a região.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.