1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

200515 estisPrensa Latina - O Estado Islâmico (EI) conta com recursos financeiros suficientes para custear suas operações, apesar dos bombardeios do Pentágono contra esse grupo e do baixo preço do petróleo, assinala um estudo publicado hoje.


O estudo, elaborado pela Corporação Rand, um dos chamados tanques pensantes com sede nesta capital, assinala que o EI obtém mais de um milhão de dólares por dia através de extorsões e impostos nos territórios que ocupa.

A infraestrutura petroleira em poder dos fundamentalistas, especialmente as refinarias, foram alvos nos últimos meses dos ataques aéreos da coalizão militar liderada por Washington, e ainda que os ganhos pela venda deste produto tenham caído para dois milhões de dólares semanais, essa não é a única fonte de obtenção de recursos.

Uma parte significativa da produção de petróleo nas mãos do EI é utilizada para abastecer seus meios de transporte e outras necessidades logísticas, enquanto realizam as vendas com grandes descontos, que flutuam segundo a localidade onde acontecem as transações, assinala o estudo.

Em salários a organização jihadista gasta um estimado de 10 milhões de dólares mensais, investe no desenvolvimento de instituições policiais, meios de difusão, tribunais e a regulação do mercado, mas proporciona serviços muito limitados à população, acrescenta a Rand.

Segundo os especialistas que elaboraram o relatório, o EI evita também investir em obras de infraestrutura porque estas podem ser alvos fáceis dos ataques dos Estados Unidos e seus aliados, que ao todo realizaram mais de 3.700 bombardeios nos últimos nove meses.

Forças dos Estados Unidos, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Jordânia, Países Baixos e Reino Unido realizam ataques aéreos contra agrupamentos do EI no Iraque desde 8 de agosto de 2014.

Enquanto aeronaves do Barein, Jordânia, Arábia Saudita, Canadá e Emirados Árabes Unidos somaram-se à ofensiva de Washington contra os extremistas na Síria, iniciada no dia 23 de setembro passado sem a permissão das autoridades de Damasco.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.