1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

okinawaJapão - Diário Liberdade - Cerca de 35 mil japoneses e japonesas protestaram neste domingo (17) contra a transferência de uma base militar aérea dos EUA na cidade de Okinawa e a construção de uma nova no mesmo lugar, exigindo a retirada total dos 27 mil militares estadunidenses da região. No total, são 47 mil militares dos EUA atuando no Japão.


Utilizando palavras de ordem, como "Não ao estreitamento de laços de defesa entre Japão e EUA" e "Os EUA devem respeitar a vontade do povo de Okinawa", as e os manifestantes se reuniram em um estádio de beisebol e nos seus arredores, no município de Naha.

O governo japonês apoia o projeto estadunidense de realocar a base aérea de Futenma da cidade de Ginowan para a zona de Nago, próxima à localidade de Henoko. Porém, o governador de Okinawa, Takeshi Onaga, é contrário à ideia e prometeu aos habitantes da região que fará o possível para impedir a construção de uma nova base militar em Henoko. Ele viajará aos EUA no final do mês para expressar ao governo desse país o descontentamento da população com os interesses estadunidenses.

Os cidadãos de Okinawa exigem, há anos, a retirada dos militares estadunidenses da localidade. Ultimamente foram denunciados inúmeros casos de estupros de mulheres japonesas por parte de militares estadunidenses, além da queda de estilhaços de aviões norte-americanos nas residências de moradores da região.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.