1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

300415 iemIémen - PCO - Em disputa, a cidade de Áden tem sido intensamente bombardeada pela coalizão liderada pela Arábia Saudita contra os Houthis.


 Entretanto, os Houthis continuam disputando o controle da cidade. Áden é uma importante cidade portuária no sul do País. Por alguns meses, a cidade foi a capital do Iêmen, depois da fuga do presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi da capital Saná, tomada pelos Houthis.

Com a chegada dos Houthis em Áden, o presidente fugiu do País, e a coalizão entrou em cena, tentando conter o avanço dos Houthis. Desde então, a cidade vive sob bombas e confrontos entre facções locais. Os civis sofrem com falta de água, eletricidade e produtos básicos.

Antes dos bombardeios lançados contra os Houthis no Iêmen, o País já registrava 334 mil refugiados internos por causa de conflitos. Não se sabe para quantas pessoas esse número pode ter aumentado agora, mas a fuga das cidades bombardeadas pela Arábia Saudita, à frente de outros países da região e com apoio dos EUA, já começou.

Mukalla

Centenas de famílias de Áden fugiram para Mukalla, capital da província de Hadramount. Uma reportagem da Al Jazeera mostra a história de algumas dessas famílias em fuga.

Abdulghani Abdulsallam conseguiu, em troca de um pouco de dinheiro, que um motorista de ônibus o levasse de Áden até Mukalla. Imaginava que escaparia da guerra. No entanto, ao chegar lá, ouviu grandes explosões. Foi então que ele ficou sabendo que a Al Qaeda tinha tomado controle da cidade.

Durante anos, a Arábia Saudita financiou os Houthis, contra os quais joga bombas atualmente. A ideia era conter a Al Qaeda na Península Árabe (AQPA), vista como uma ameaça para a estabilidade na própria Arábia Saudita.

Com o enfraquecimento do Exército e do governo central, em um país dilacerado por uma guerra entre vários grupos, tribos e facções, a AQPA se aproveita da situação para se reerguer. O exército iemenita fugiu da cidade quando a AQPA tomou o controle de Mukalla. O dilaceramento do Iêmen aumenta o perigo para a própria Arábia Saudita.

Para os moradores de aaaaeda na Penns.

Quando a AQPA tomou o controle atualmente. A ideia era conter a Al Qaeda na Penns.

Áden que fugiram para Mukalla, a saída do exército acabou sendo benéfica. Centenas de famílias estão morando em instalações militares abandonadas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.