1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

refugiadosSíria - Prensa Latina - A Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina no Oriente Médio (Unrwa) afirmou hoje que a situação é desesperada no acampamento de Jarmuque, no sul da Síria, submetido à violência de extremistas.


Segundo o comissário geral da entidade, Pierre Krañhenbühl, o sofrimento é extremo na instalação localizada a poucos quilômetros de Damasco, que nos últimos dias foi tomada pelo Estado Islâmico e foi sede de combates entre os fundamentalistas e milícias de refugiados palestinos.

O diplomata informou hoje o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, e o Conselho de Segurança sobre a situação sobre o terreno, marcada por quatro anos de hostilidades no país levantino, pela ação dos islamistas e pelo impacto humanitário da guerra.

Com o avanço do conflito, a população de palestinos deslocados diminuiu de maneira drástica no acampamento, a um máximo de 20 mil, tomando como referência que, no começo do século se calculava em mais de 100 mil.

No fim de semana passado, a Unrwa advertiu em um comunicado que "nunca antes se viveram horas mais desesperada em Jarmuque".

Assim mesmo, fez um chamado a todos os atores armados a deterem os confrontos devido ao perigo que representa para civis.

A Agência exigiu o acesso humanitário à instalação sob condições de segurança, em aras de ajudar as vítimas.

Há poucos dias, o governo sírio enviou a Ban e ao Conselho de Segurança cartas nas quais exige o fim do apoio de Arábia Saudita, Qatar, Jordânia, Turquia e Israel aos extremistas que ameaçam a nação do Levante, incluindo o acampamento de Jarmuque, criado em 1957.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.