1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

reunificaçãoCoreia do Norte - Vermelho - [Tayguara Ribeiro] A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) tem dado diversas declarações na busca por uma aproximação com a Coreia do Sul. Em virtude dos 70 anos da divisão nacional, completados em 2015, os líderes da RDPC já afirmaram, algumas vezes, desejarem a reunificação na Península Coreana.


Foto: Arco da Reunificação, em Pyongyang.

Neste sentido, o Departamento de Política da Comissão de Defesa Nacional da República Popular Democrática da Coreia emitiu um novo comunicado no qual esclarece a posição do país sobre este assunto

Segundo o texto, a RPDC pede que as autoridades sul-coreanas não deem palpites sobre seus assuntos internos.

O documento critica ainda a postura da Coreia do Sul em relação as tentativas de diálogo. "O grande apelo feito no início do ano novo continha a sinceridade ardente, a vontade da RPDC de dar um fim à história de divisão nacional que já dura 70 anos e encaminhar a construção de uma digna, próspera e poderosa pátria reunificada. Mas, talvez por influência de potencias Ocidentais, as autoridades sul-coreanas, ao invés de corajosamente desafiar a situação e apoiar ativamente a iniciativa, preferiram fazer acusações infundadas".

Ainda segundo o comunicado da RPDC, o país é acusado pelos sul-coreanos de "realizar uma manobra para sair do isolamento internacional e escapar do bloqueio econômico", acusações essas negadas com veemência pelas autoridades da Coreia Popular.

Por fim, o texto alerta que seria um grande erro caso as autoridades sul-coreanas se negassem a aceitar o convite da RPDC para dialogar, para buscar parcerias estratégicas que levem a uma reunificação.

"A melhora e o desenvolvimento das relações intercoreanas são tarefas urgentes. Os sul-coreanos devem juntar-se com sinceridade ao apelo da RPDC para abrir o caminho largo para a reunificação independente".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.