1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

181014 hezbulaSíria - - [Anwar Assi] Nada como um dia após o outro. O representante da ONU para a Síria, Stefan Di Mistura, elogiou a postura do Hezbolá (um dos partidos mais poderosos do Oriente Médio) de combater os grupos takfiris (ISIS, Al-Qaida etc) e proteger os cristãos do Oriente Médio da violência desses grupos.


O elogio foi feito durante encontro de Di Mistura com o vice secretário-geral do Hezbolá, xeque Naim Qassem, realizado, na quinta-feira (16), no Dahie, que é o bastião do grupo libanês.

O representante da ONU elogiou também a postura do Hezbolá de apoiar uma solução política para o conflito na Síria, que se arrasta há três anos e sete meses.

Por sua vez, além de defender uma solução pacífica para a crise na Síria, Qassem criticou os países que insistem em financiar a guerra naquele país (uma indireta para EUA, Arábia Saudita e Turquia) ao lembrar que essa guerra fortaleceu a Al-Qaida e outros grupos que promovem perseguições contra minorias étnicas e religiosas, colocando o Oriente Médio todo em risco.

O Hezbolá tem atuado na Síria, principalmente, nas áreas de fronteira com o Líbano no intuito de evitar que extremistas takfiris promovam uma invasão armada contra o Líbano, evitando dessa forma a ocorrência de massacres em cidades cristãs e muçulmanas.

O Hezbolá foi responsável também por ter ajudado a derrotar militantes da Al-Qaida em várias cidades sírias, incluindo Maalula, onde os combatentes do Hezbolá ajudaram a expulsar os terroristas takfiris e contribuíram para proteger os cristãos daquela cidade síria.

A luta do Hezbolá tem sido reconhecida também por várias lideranças cristãs do Oriente Médio, como o patriarca Maronita do Líbano, que tem elogiado com frequência o Hezbolá por defender os cristãos do Oriente Médio. Nada como um dia após o outro.

*Jornalista brasileiro, já colaborou com The Daily Star, único jornal de língua inglesa do Líbano.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.