1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

190914 comunistasSíria - Prensa Latina - Partidos comunistas árabes condenaram hoje uma eventual intervenção militar na Síria e no Iraque com o pretexto de combate ao terrorismo e repudiaram os massacres cometidos por grupos extremistas, em especial o Estado Islâmico (EI).


 

Em um comunicado conjunto, organizações comunistas da Jordânia, Líbano, Iraque, Palestina e Síria denunciaram o duplo critério de vários países que afirmam combater esse flagelo.

"Em lugar de castigar Israel por seus crimes contra o povo palestino, o último dos quais foi a agressão à Faixa de Gaza, Israel é considerado parte da coalizão internacional contra o terrorismo", questiona o texto.

Considera que as ações dos grupos terroristas no Oriente Médio fazem parte de um plano de potências ocidentais, em particular os Estados Unidos, para dividir e fragmentar a região.

É necessário adotar medidas contra o EI e a Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria, e pôr fim ao financiamento por parte do Ocidente e potências regionais, sublinha.

Os massacres cometidos pelos terroristas são crimes de guerra e uma vergonha para a humanidade, assinala o comunicado.

Em um discurso televisionado à nação, em 10 de setembro último, o presidente norte-americano Barack Obama ameaçou iniciar ataques aéreos contra a Síria com o pretexto de enfrentar o EI e anunciou mais apoio a grupos extremistas neste país.

Essas declarações foram criticadas por funcionários e meios de imprensa nacionais.

Ataques de potências estrangeiras contra o território sírio sem a aprovação do Governo será considerado uma agressão, advertiu o ministro de Reconciliação Nacional, Ali Haidar.

Por sua vez, a Assessoria Política e de Meios de Comunicação da Presidência, Bouthaina Shaaban, repudiou as ameaças de Obama e denunciou a dupla moral de alguns países que afirmam combater o terrorismo.

No mês passado, o chanceler Walid al Moallem abriu as portas à cooperação com potências ocidentais com o fim de derrotar o EI, ainda que tenha advertido que seria no marco do respeito à soberania e à independência da Síria.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.