1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

EH-et29Euskal Herria - ASEH - A ETA afirma ter desmantelado as estruturas logísticas e operacionais da luta armada, no âmbito de um processo que visa concluir «a passagem do ciclo da confrontação armada para o da confrontação democrática», num comunicado datado de 15 de Julho enviado ao jornal Gara e ao portal naiz.eus, e parcialmente divulgado ontem à tarde.


A referida organização basca informa que o «primeiro pilar» desta remodelação se relaciona com o «selamento verificado dos depósitos de armas» anunciado em Fevereiro deste ano. O «segundo pilar» deste processo terá a ver com o «desmantelamento das estruturas logísticas e operacionais derivadas da luta armada».

A organização informa ainda que, a partir de agora, irá reforçar a estrutura que tem como missão levar a cabo tarefas políticas; e também as que têm «como objectivo propiciar conversações entre as partes para fazer avançar o processo de paz».

Para a ETA, os passos dados têm como objectivo a superação de todas as consequências do conflito, nas quais enquadra o seu desarmamento e o regresso a casa dos presos e dos refugiados políticos. Cumpridos estes objectivos, entende a organização que ficaria definitivamente superada a fase da confrontação armada; a resolução do conflito político seria da responsabilidade dos agentes políticos e sociais.

A ETA entende que não lhe compete tomar decisões sobre questões políticas [esan du berari ez dagokiola gai politikoei buruzko erabakiak hartzea] e que é às organizações da esquerda abertzale e aos seus militantes que cabe o papel de «assumir a liderança e a responsabilidade de dirigir o processo de libertação nesta fase». Acrescenta que, quando apresentar o seu «ponto de vista ou contributo», o fará assegurando-se de que não substitui ninguém ou se apropria das tarefas de outros.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.